FDR esclarece: Mudança no PIX já existia antes do consumidor saber

O anúncio de uma mudança no formato de fiscalização de pagamentos realizados pelos brasileiros pegou de surpresa alguns contribuintes. No entanto, o que muitos cidadãos não sabem é que o monitoramento da movimentação financeira realizada pelos brasileiros por meio do PIX ou do cartão de crédito já era realizado pela Receita Federal.

FDR esclarece: Mudança no PIX já existia antes do consumidor saber. (Imagem: FDR)

Isso porque os bancos brasileiros já possuíam a obrigação de realizar o envio de um relatório referente ao dinheiro movimentado pelos contribuintes. A nova regra, que já está em vigor, prevê que essas informações também passem a ser enviadas pelas instituições de pagamento. Segundo a especialista do FDR, Lila Cunha, isso inclui bancos e carteiras digitais que, até então, não se enquadravam na regra anterior.

Entenda a regra do PIX e como ela funcionará na prática:

 

YouTube video player
Danielle SantanaDanielle Santana
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco, já atuou como repórter no Jornal do Commercio, Diario de Pernambuco e Folha de Pernambuco. Nos locais, acumulou experiência nas editorias de economia, cotidiano e redes sociais. Possuí experiência ainda como assessora de imprensa.
Sair da versão mobile