BPC tem mudanças após decisão de Lula que veta liberação do benefício; veja quais são os casos

O presidente Lula sancionou com vetos o projeto de lei que previa mudanças no BPC (Benefício de Prestação Continuada) e no Bolsa Família. Um dos pontos mais importantes do veto foi a manutenção do direito ao BPC para pessoas com deficiência leve.

Com a sanção presidencial, algumas regras para o acesso ao BPC foram alteradas:

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica os novos valores e regras para solicitação do BPC em 2025.

Mudanças no BPC

De acordo com matéria do O Globo, o presidente justificou o veto alegando que a restrição do benefício a pessoas com deficiência moderada ou grave poderia gerar insegurança jurídica e prejudicar milhares de pessoas.

Além das mudanças no BPC, o pacote fiscal também alterou as regras de reajuste do salário mínimo. A partir de agora, o aumento do salário mínimo será limitado aos mesmos parâmetros do teto de gastos do arcabouço fiscal.

O que é o BPC?

O BPC é um programa assistencial do governo brasileiro que garante um salário mínimo mensal a idosos com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência de qualquer idade, desde que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família.

Para ter direito ao BPC, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

 

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile