CNH Social pode ser ampliada: projeto está em fase de andamento

Foi aprovado pelo Plenário do Senado Federal o Projeto de Lei (PL) n°3965/2021 que propõe que o governo federal financie a carteira de motorista para pessoas de baixa renda. Hoje, o programa CNH Social existe por iniciativa dos estados e não do governo federal. 

cnh social
CNH Social pode ser ampliada: projeto está em fase de andamento
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O texto do PL n°3965/2021 sugere que o poder público brasileiro use o valor arrecadado com multas de trânsito para custear a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de pessoas de baixa renda. No entanto, o texto original foi alterado no Senado por isso vai voltar para a Câmara. 

Sempre que um projeto de lei recebe novas propostas, tem edições ou foge do formato que chegou para avaliação, ele precisa retornar à Casa anterior para que haja uma nova aprovação. Por fim, havendo concentimento de deputados e senadores o PL vai para sanção presidencial.

Como conseguir participar da CNH Social?

Hoje, a única forma de conseguir participar da CNH Social é morando em um estado onde há esse programa ativo. Isso porque, o governo federal não possuí nenhuma iniciativa que garanta o financiamento do documento para pessoas em vulnerabilidade. 

O projeto é defendido pelos estados porque, assim como foi justificado pelo senador Randolfe Rodrigues, a CNH ajuda a abrir oportunidades no mercado de trabalho. É por isso que alguns governos estaduais financiam a habilitação dessas pessoas. 

Para ter acesso a uma carteira gratuita, sem pagar nada pela emissão, exame médico e prova, o cidadão precisa:

Propostas trazidas pelo PL 3965/2021

Voltado a CNH, o projeto de lei 3965/2021 que foi aprovado pelo Senado Federal traz propostas como:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile