Com o novo salário mínimo 2025 os aposentados do INSS também receberão depósitos mais recheados. O reajuste foi confirmado meses atrás quando o presidente Lula garantiu que o piso nacional continue sendo adotado pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Veja o que isso significa para você, aposentado ou pensionista.
O governo federal já confirmou que fará um reajuste no salário mínimo 2025. Assim tanto os trabalhadores quanto os titulares de benefícios federais terão depósitos mais robustos. Isso inclui os aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS.
Afinal, o Instituto Nacional do Seguro Social deve seguir usando o piso nacional como piso dos benefícios, ou seja, o menor valor que um cidadão pode receber.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta sobre o INSS, confira.
Valor dos benefícios do INSS
O Instituto Nacional do Seguro Social tem o piso e teto de benefícios, o primeiro é o menor valor pago e o segundo o maior. Para o piso o Instituto adota o salário mínimo. Assim, se o piso nacional aumenta, o do INSS também.
Por outro lado, o teto do INSS é calculado de forma diferente, partindo do valor anterior corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
Oficialmente o governo federal ainda não confirmou o valor do salário mínimo de 2025, mas existem algumas projeções feitas por economistas a pedido de portais como o Isto é Dinheiro.
O cálculo foi feito a partir do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O INPC mede a inflação e chegou a 4,84% no acumulado de 12 meses, encerrados em novembro.
Para definir o piso salarial também é usado o Produto Interno Bruto, dos últimos dois anos, que passou de 2,9% para 3,2%. Somados esses dois índices o salário mínimo de 2025 teria o valor de R$ 1.528.
Contudo, o reajuste pode ser menor graças à mudança proposta pelo governo federal. A ideia é seguir com o reajuste acima da inflação, mas com um limite de 0,6% a 2,5%. Nessa situação o piso nacional teria o valor de R$ 1.518.
Essa mudança foi proposta pelo governo para as contas públicas ficarem dentro do arcabouço fiscal.
O valor real do piso salarial ainda não tem data para ser divulgado, é necessário aguardar que o governo se manifeste.
Benefícios do INSS que serão reajustados em 2025
Basicamente todos os benefícios serão reajustados:
- Aposentadorias;
- Pensão por morte;
- Salário-maternidade;
- Benefício de Prestação Continuada;
- Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença);
- auxílio acidente;
- Auxílio-reclusão.
Apesar de o BPC aparecer na lista, na verdade ele é um benefício do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O INSS apenas faz os pagamentos, é exatamente por isso que os titulares não têm os mesmos direitos que os demais beneficiários do Instituto.
Benefícios com novos valores em 2025
O salário mínimo deve impactar outros benefícios que também adotam o piso nacional, como:
- Abono PIS/PASEP
- Seguro-desemprego
O novo piso salarial também deve afetar o teto de indenizações judiciais, pois ele é definido da seguinte forma:
- Juizados Especiais Cíveis: o teto é de 40 salários mínimos
- Juizados Especiais Federais: o teto é de 60 salários mínimos
Além disso, o salário mínimo também define o valor das contribuições ao INSS e da Contribuição Mensal (DAS) do Microempreendedor Individual.