O Banco Central anunciou mais uma boa notícia, a modernização dos boletos. Com isso os consumidores poderão usar até mesmo o PIX para pagarem suas contas de forma mais rápida. Com isso a compensação deve demorar menos tempo. Veja todas as mudanças anunciadas.
Depois de fazer diversas mudanças no PIX, o Banco central foca agora nos boletos bancários. O sistema está sendo modernizados trazendo novas modalidades de emissão e pagamento, pagamento mais rápida e mais recursos. Todas as medidas devem trazer mais segurança para os brasileiros.
A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta sobre o PIX, confira.
Modernização dos boletos de pagamento
Confira abaixo as resoluções anunciadas pelo Banco Central para modernização do sistema de pagamentos:
- Pagamento de Boleto via PIX: agora os boletos serão pagos de forma mais rápida através de um QR Code específico. Essa medida deve trazer mais agilidade e segurança para a transação, informou o BC;
- Boleto dinâmico: esse mecanismo será usado em certos tipos de títulos, trazendo mais segurança para as transações, garantindo que o recurso vá para o real destinatário. O boleto dinâmico será emitido digitalmente em sistemas autorizados pelo BC;
“A norma também requer a adoção de uma estrutura de governança mais robusta da convenção do boleto, com atuação mais ampla dos vários segmentos participantes do arranjo, bem como a previsão do estabelecimento de modelo tarifário e de reembolso de custos operacionais que leve em consideração os aspectos de isonomia, transparência e fundamentação econômica, de modo a não conduzir à adoção de modelos anticoncorrenciais”, explica o Banco Central.
As novas funções serão válidas a partir de fevereiro de 2025.