Aposentadoria 2025: veja como fazer a solicitação pelo Meu INSS sem sair de casa

Quem está planejando a sua aposentadoria para 2025 pode contar com os serviços online do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Um dos grandes benefícios é justamente a possibilidade de conseguir fazer a solicitação do seu salário sem sair de casa. 

aposentadoria
Aposentadoria 2025: veja como fazer a solicitação pelo Meu INSS sem sair de casa
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Assim que atender aos critérios para receber a aposentadoria 2025 a recomendação é já dar entrada no seu pedido. O INSS tem um prazo de até 90 dias para responder, isso significa que durante esse período o cidadão vai continuar trabalhando. 

Para começar 2025 já aposentado o ideal é se planejar desde agora. A solicitação acontece online, e não há necessidade de pagar um especialista para fazer o pedido. 

1° passo: Identifique a modalidade de aposentadoria do INSS

O primeiro passo antes de solicitar a sua aposentadoria do INSS é identificar para qual das modalidades disponíveis tem direito ao pagamento. No geral, é necessário ter 180 contribuições, ou seja, no mínimo 15 anos contribuidos. 

Além deste ponto é necessário cumprir com idade mínima, que pode variar de 60 a 65 anos para os homens ou mulheres. Conforme previsto na reforma da Previdência, em a idade mínima para mulheres será de 63 anos. 

Atualmente, existem pelo menos quatro tipos diferentes de aposentadorias que estão disponíveis. São elas:

Uma forma de descobrir para qual destas opções o cidadão pode dar entrada, é acessando o Meu INSS (site ou app) e procurando por “Simulador de aposentadoria”.

Por lá, a Previdência indica quais requisitos o segurado já cumpriu em cada situação e qual das opções estão disponíveis para pedido.

2° passo: Reúna todos os documentos

Tendo definido qual tipo de aposentadoria tem direito, o cidadão precisa comprovar ao INSS que já possuí os requisitos para acessá-la. Dessa forma, deve reunir todos os documentos necessários para fazer o pedido.

A documentação básica que precisa ser apresentada é:

  • carteira de trabalho;
  • carnês de contribuição – se é o segurado quem paga diretamente o INSS;
  • PIS/PASEP;
  • certidão de tempo de contribuição;
  • RG, CPF e comprovante de endereço, etc.
Para situações como a aposentadoria por invalidez, será necessário apresentar o laudo médico que comprova a condição de inválido.
 
Ou, para a aposentadoria especial é preciso comprovar que realiza atividade insalubre. O ideal é conferir individualmente os documentos exigidos para cada modalidade.

3° passo: Faça a solicitação online

Para os que desejarem fazer o pedido de aposentadoria online, a solicitação ocorre em algumas etapas simples.

  • Acesse o site do Meu INSS com o mesmo login usado no Gov.br;
  • Digite na busca o benefício que deseja solicitar;
  • Selecione o benefício, em seguida clique em “Novo requerimento”;
  • Faça o download dos documentos solicitados pelo portal, e preencha as informações necessárias;
  • Siga todas as orientações que o próprio painel vai dar.

O INSS tem prazo de 90 dias para responder ao requerimento. Salvo no caso da aposentadoria por invalidez, em que são considerados 45 dias até que a Previdência se posicione sobre o pedido.

Quem deu entrada na aposentadoria por invalidez também vai precisar passar pela perícia médica. Hoje, o INSS dá a opção da perícia online com análise de um atestado médico. Porém, em situações específicas a presença em uma agência do INSS é obrigatória. 

Ao encaminhar o seu pedido, após a avaliação, o próprio Instituto vai informar se há necessidade ou não de comparecer para o exame presencial.

Valor liberado na aposentadoria em 2025

O mínimo que pode ser recebido de aposentadoria em 2025 será equivalente ao salário mínimo do país. O governo federal ainda não sabe qual será o piso salarial do próximo ano, mas trabalha com a possibilidade de pagar entre R$ 1.517 e R$ 1.528.

Os demais salários terão reajuste igual a inflação deste ano que atualmente está em 4,84%. Para chegar ao valor final é preciso que o INSS faça as seguintes considerações:

  • 60% da média de todos os salários de contribuição, com acréscimo de 2% para cada ano de contribuição que exceder 20 anos para os homens ou 15 anos para as mulheres.
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile