Governo volta atrás na tarifa social para famílias de baixa renda a partir de 11/12? Veja o que está em debate

SãO PAULO (SP) — Anunciada recentemente pelo Governo Federal, a nova tarifa social de água e esgoto deverá beneficiar milhões de cidadãos brasileiros que possuem baixa renda por meio de descontos diretamente na conta. No entanto, uma discussão iniciada recentemente colocou em dúvida o prazo de início do benefício.

O programa criado nos mesmos moldes da Tarifa Social de Energia deverá disponibilizar descontos para as famílias baixa renda nas contas de água e esgoto. Para ser contemplada será necessário que a família esteja devidamente inscrita no CadÚnico do Governo Federal. Confira nesta matéria como realizar a inscrição para contar com os benefícios.

De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, o valor a ser descontado dependerá do consumo de cada família. Quanto menor o total consumido, maior deverá ser o abatimento final na conta. No entanto, a perspectiva é de que o total a ser pago seja reduzido de forma significativa, trazendo um alívio para o bolso dessas famílias.

Porém, uma notícia divulgada nesta semana pelo Jornal Folha de S. Paulo trouxe apreensão para os brasileiros que poderão fazer parte do programa. Isso porque apesar de estar prevista para entrar em vigor no dia 11 de dezembro, algumas empresas responsáveis pelo fornecimento tem encontrado dificuldades em se adequar as novas regras.

Entenda a nova tarifa social e as dificuldades para sua implementação:

Confira mais informações sobre a nova tarifa social neste link.

YouTube video player
Daniele GomesDaniele Gomes
Formada em jornalismo, com experiência como repórter de economia e política, além de assessoria de imprensa e gestão de redes sociais.
Sair da versão mobile