Banco central emite comunicado para 1,5 mil pessoas após dados VAZAREM

Em um incidente de segurança, o Banco Central (BC) confirmou o vazamento de dados pessoais de 1.500 participantes de uma pesquisa sobre hábitos financeiros. A falha ocorreu durante a divulgação dos resultados da pesquisa, realizada entre maio e julho de 2024, e envolveu a exposição de informações como nome, endereço, telefone, gênero, idade e hábitos de consumo.

De acordo com matéria do portal IG, o Banco Central informou que um erro operacional durante a publicação dos resultados da pesquisa levou à exposição acidental dos dados pessoais dos participantes. A falha foi identificada rapidamente e corrigida, mas o dano já estava feito.

A especialista Danielle Santana, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Banco Central, confira.

Quais dados foram vazados?

Além das informações básicas como nome, endereço e telefone, os dados vazados incluíam detalhes sobre a vida financeira dos participantes, como:

  • Hábitos de consumo: meios de pagamento preferidos, frequência de verificação de extratos e faturas, entre outros;
  • Características sociodemográficas: idade, gênero, escolaridade, renda e ocupação;
  • Opiniões sobre serviços financeiros: avaliação sobre o Pix e outros serviços digitais.

O que o Banco Central está fazendo?

O Banco Central está tomando as seguintes medidas:

  • Notificação dos afetados: todos os 1.500 participantes da pesquisa estão sendo notificados por correspondência sobre o incidente;
  • Investigação: o Banco Central está investigando as causas do vazamento e tomando as medidas necessárias para evitar que incidentes semelhantes ocorram no futuro;
  • Orientação aos consumidores: o Banco Central está alertando os consumidores sobre o risco de fraudes e orientando-os a tomar precauções para proteger seus dados pessoais.

O que os consumidores devem fazer?

Diante desse cenário, os consumidores devem ficar atentos a possíveis tentativas de fraude e tomar as seguintes precauções:

  • Desconfie de contatos não solicitados: não forneça seus dados pessoais a desconhecidos, mesmo que a pessoa se identifique como funcionário do banco;
  • Mantenha seus dados de contato atualizados: certifique-se de que seus dados de contato no banco estão atualizados para receber informações importantes;
  • Monitore seus extratos bancários: verifique regularmente seus extratos bancários em busca de movimentações suspeitas;
  • Ative a autenticação de dois fatores: essa medida extra de segurança pode ajudar a proteger suas contas bancárias.