A partir de 2017 houve uma mudança nas regras em que os trabalhadores só poderiam fazer correção do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) no pedido de aposentadoria. Porém, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) alterou essa regra recentemente.
O CNIS é o documento que informa todos os seus vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias do cidadão. Ou seja, ele ajuda a comprovar que o trabalhador alcançou o tempo mínimo de contribuição exigido pelo INSS para conseguir a aposentadoria e demais benefícios.
No entanto, algumas contribuições podem não estar registradas neste cadastro, dificultando a possibilidade de acessar o benefício previdenciário. Recentemente, o INSS publicou uma portaria permitindo que o próprio trabalhador possa corrigir esses erros.
Como consultar as informações do CNIS?
Quem quiser verificar se os dados disponíveis no CNIS são fiéis a sua vida laboral, já pode fazer essa consulta online. Qualquer pessoa pode verificar essa informações, desde que tenha cadastro no Meu INSSS por meio do Gov.br.
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
- Informe o seu login e senha;
- Clique em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de contribuição”;
- Clique em “Baixar PDF” para ter o documento.
Os erros normalmente acontecem porque algumas contribuições não foram devidamente informadas pelo último empregador. Ou ainda, a contribuição realizada não foi registrada em holerite, mas em algum outro tipo de documento.
Como corrigir os dados do CNIS no INSS?
Para que os erros no CNIS não atrapalhem o pedido de aposentadoria ou de qualquer benefício do INSS, agora o trabalhador pode corrigir essas informações.
Mas atenção, porque será preciso comprovar que de fato os dados disponíveis não estão corretos, e apresentar a prova com as informações certas. Essa prova pode ser um recibo de pagamento assinado, holerite, ou outros.
- Acesse o aplicativo ou site Meu INSS;
- Informe o seu login e senha;
- Clique em “Do que você precisa?” e escreva “abrir requerimento”;
- Agora, no assunto escolha “atualização do CNIS”;
- Preencha os campos necessários e anexe os documentos comprovatórios;
- Aguardar a avaliação do INSS.
Acompanhe o seu pedido pelo próprio aplicativo ou site.