Corrija seus dados do INSS e garanta aposentadoria mais cedo

A partir de 2017 houve uma mudança nas regras em que os trabalhadores só poderiam fazer correção do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) no pedido de aposentadoria. Porém, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) alterou essa regra recentemente. 

cnis inss
Corrija seus dados do INSS e garanta aposentadoria mais cedo
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

 

O CNIS é o documento que informa todos os seus vínculos, remunerações e contribuições previdenciárias do cidadão. Ou seja, ele ajuda a comprovar que o trabalhador alcançou o tempo mínimo de contribuição exigido pelo INSS para conseguir a aposentadoria e demais benefícios. 

No entanto, algumas contribuições podem não estar registradas neste cadastro, dificultando a possibilidade de acessar o benefício previdenciário. Recentemente, o INSS publicou uma portaria permitindo que o próprio trabalhador possa corrigir esses erros. 

Como consultar as informações do CNIS?

Quem quiser verificar se os dados disponíveis no CNIS são fiéis a sua vida laboral, já pode fazer essa consulta online. Qualquer pessoa pode verificar essa informações, desde que tenha cadastro no Meu INSSS por meio do Gov.br. 

Os erros normalmente acontecem porque algumas contribuições não foram devidamente informadas pelo último empregador. Ou ainda, a contribuição realizada não foi registrada em holerite, mas em algum outro tipo de documento. 

Como corrigir os dados do CNIS no INSS?

Para que os erros no CNIS não atrapalhem o pedido de aposentadoria ou de qualquer benefício do INSS, agora o trabalhador pode corrigir essas informações

Mas atenção, porque será preciso comprovar que de fato os dados disponíveis não estão corretos, e apresentar a prova com as informações certas. Essa prova pode ser um recibo de pagamento assinado, holerite, ou outros. 

Acompanhe o seu pedido pelo próprio aplicativo ou site. 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile