Novas leis trabalhistas podem surpreender a todos com mais FOLGAS

As recentes mudanças nas leis trabalhistas, especialmente no que diz respeito ao trabalho em feriados, têm gerado grande debate e expectativa entre trabalhadores, empresas e governo.

Novas leis trabalhistas podem surpreender a
todos com mais FOLGAS. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A proposta inicial de flexibilizar o trabalho em feriados, permitindo que mais empresas operassem nesses dias, gerou muita controvérsia. Diante da resistência de sindicatos e trabalhadores, o governo decidiu adiar a implementação das novas regras para janeiro de 2025.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre leis trabalhistas, confira.

Por que a mudança?

A principal razão para o adiamento foi a necessidade de um debate mais amplo e aprofundado sobre a questão. A proposta inicial, que tinha o objetivo de atender às demandas do setor produtivo, gerou preocupações quanto aos direitos dos trabalhadores e à possibilidade de aumento da jornada de trabalho.

Próximos passos

O Governo Federal está promovendo um diálogo com representantes de trabalhadores, empregadores e sindicatos para construir uma nova proposta de regulamentação do trabalho em feriados. A expectativa é que a nova regra seja mais equilibrada e atenda aos interesses de todos os envolvidos.

A construção de um novo marco legal para o trabalho em feriados é um desafio complexo, que exige a participação de todos os envolvidos. No entanto, essa também é uma grande oportunidade para construir um modelo de trabalho mais justo e equilibrado, que atenda às necessidades tanto dos trabalhadores quanto das empresas.

Quais os possíveis impactos?

As novas regras podem trazer diversos impactos para o mercado de trabalho, como:

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile