Black Friday 2024: acesse a cartilha que te ensina como NÃO cair em golpes virtuais

Já estamos na semana da Black Friday 2024, temporada de descontos e de golpes virtuais também. Por isso os consumidores devem ficar atentos para não se tornarem vítimas. Confira algumas dicas importantes agora no FDR.

A tão esperada temporada de promoções finalmente chegou, durante toda essa semana os consumidores encontram produtos com descontos atrativos. Também é uma das épocas em que os golpes virtuais mais são aplicados. Proteja-se na Black Friday 2024 com as dicas do FDR.

Oficialmente a Black acontece apenas na sexta-feira, 29 de novembro. No entanto, durante toda essa semana e até antes as lojas já realizam promoções.

Black Friday 2024: acesse a cartilha que te ensina como NÃO cair em golpes virtuais 
(Imagem: FDR)

Dicas de segurança nas compras virtuais durante a Black Friday 2024

A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, lançou um guia com orientações e direitos dos consumidores durante a Black Friday 2024. Com elas é possível aproveitar as ofertas sem se tornar uma vítima dos golpes virtuais.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica o que fazer caso seja vítima de um golpe virtual, confira.

Verifique a reputação da loja

Segundo divulgado pela Senacon, as lojas com pouca credibilidade aumentam o risco de fraudes. Nesses casos existem duas possibilidades:

“A Lei nº 8.078/1990 garante a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços”, explica a Senacon.

A principal dica é conferir a avaliação dos consumidores; além disso, o consumidor pode verificar se o CNPJ da loja está ativo e os canais de comunicação com os consumidores.

Desconfie de descontos muito altos

É sempre bom lembrar que as promoções precisam ser vantajosas para os consumidores e para os empresários. Por isso é sempre bom conferir se o desconto oferecido é real.

Para isso é possível usar alguns sites que comparam preços e são seguros, nesta matéria eu listo alguns deles.

Black Friday 2024: acesse a cartilha que te ensina como NÃO cair em golpes virtuais 
(Imagem: FDR)

Atenção às condições de pagamento e ao valor do frete

Algumas empresas costumam oferecer descontos atrativos em produtos e aumentar o valor do frete, resultando em um gasto maior para o consumidor.

A Senacon orienta que os consumidores leiam com atenção as condições de pagamento e frete, conferindo se existe alguma cobrança adicional.

Além disso, a recomendação é escolher métodos de pagamento mais seguros, como o cartão de crédito ou aqueles intermediados por sistemas de segurança. Isso porque, em caso de problema, será mais fácil de resolver, do que no pagamento com PIX.

Veja como pedir a devolução do pagamento com PIX clicando aqui.

Direito de arrependimento

Mesmo nas compras virtuais o consumidor tem direito de se arrepender e solicitar o cancelamento/devolução. Esse arrependimento pode acontecer por:

Nas compras virtuais a devolução pode ser feita em até sete dias, caso o produto não atenda às expectativas do comprador.

Confira como funciona a troca, devolução e a garantia de produtos comprados virtualmente.

Verifique a garantia dos produtos

O fabricante ou vendedor devem estabelecer um prazo para se responsabilizarem pelo produto. Assim em caso de eventuais defeitos o consumidor tem a quem recorrer e pode solicitar o reparo, troca ou devolução do dinheiro.

A recomendação é que o consumidor guarde o comprovante e confira o prazo de garantia. Em caso de defeito o fornecedor tem o prazo de 30 dias para solucioná-lo.

Acesse a Cartilha da Senacon e confira mais informações para você se proteger nesta Black Friday.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile