Já estamos na semana da Black Friday 2024, temporada de descontos e de golpes virtuais também. Por isso os consumidores devem ficar atentos para não se tornarem vítimas. Confira algumas dicas importantes agora no FDR.
A tão esperada temporada de promoções finalmente chegou, durante toda essa semana os consumidores encontram produtos com descontos atrativos. Também é uma das épocas em que os golpes virtuais mais são aplicados. Proteja-se na Black Friday 2024 com as dicas do FDR.
Oficialmente a Black acontece apenas na sexta-feira, 29 de novembro. No entanto, durante toda essa semana e até antes as lojas já realizam promoções.
Dicas de segurança nas compras virtuais durante a Black Friday 2024
A Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, lançou um guia com orientações e direitos dos consumidores durante a Black Friday 2024. Com elas é possível aproveitar as ofertas sem se tornar uma vítima dos golpes virtuais.
A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, explica o que fazer caso seja vítima de um golpe virtual, confira.
Verifique a reputação da loja
Segundo divulgado pela Senacon, as lojas com pouca credibilidade aumentam o risco de fraudes. Nesses casos existem duas possibilidades:
- compra de itens de baixa qualidade
- não recebimento do item comprado
“A Lei nº 8.078/1990 garante a proteção contra a publicidade enganosa e abusiva, métodos comerciais coercitivos ou desleais, bem como contra práticas e cláusulas abusivas ou impostas no fornecimento de produtos e serviços”, explica a Senacon.
A principal dica é conferir a avaliação dos consumidores; além disso, o consumidor pode verificar se o CNPJ da loja está ativo e os canais de comunicação com os consumidores.
Desconfie de descontos muito altos
É sempre bom lembrar que as promoções precisam ser vantajosas para os consumidores e para os empresários. Por isso é sempre bom conferir se o desconto oferecido é real.
Para isso é possível usar alguns sites que comparam preços e são seguros, nesta matéria eu listo alguns deles.
Atenção às condições de pagamento e ao valor do frete
Algumas empresas costumam oferecer descontos atrativos em produtos e aumentar o valor do frete, resultando em um gasto maior para o consumidor.
A Senacon orienta que os consumidores leiam com atenção as condições de pagamento e frete, conferindo se existe alguma cobrança adicional.
Além disso, a recomendação é escolher métodos de pagamento mais seguros, como o cartão de crédito ou aqueles intermediados por sistemas de segurança. Isso porque, em caso de problema, será mais fácil de resolver, do que no pagamento com PIX.
Veja como pedir a devolução do pagamento com PIX clicando aqui.
Direito de arrependimento
Mesmo nas compras virtuais o consumidor tem direito de se arrepender e solicitar o cancelamento/devolução. Esse arrependimento pode acontecer por:
- Compra de produto sem saber suas dimensões reais;
- Potência errada;
- Textura diferente do esperado, entre outras características.
Nas compras virtuais a devolução pode ser feita em até sete dias, caso o produto não atenda às expectativas do comprador.
Confira como funciona a troca, devolução e a garantia de produtos comprados virtualmente.
Verifique a garantia dos produtos
O fabricante ou vendedor devem estabelecer um prazo para se responsabilizarem pelo produto. Assim em caso de eventuais defeitos o consumidor tem a quem recorrer e pode solicitar o reparo, troca ou devolução do dinheiro.
A recomendação é que o consumidor guarde o comprovante e confira o prazo de garantia. Em caso de defeito o fornecedor tem o prazo de 30 dias para solucioná-lo.
Acesse a Cartilha da Senacon e confira mais informações para você se proteger nesta Black Friday.