Alerta do INSS! Vídeo sobre falso crachá circula pela internet

VITóRIA DA CONQUISTA, BA — Um vídeo vem sendo compartilhado em aplicativos de conversa sobre um falso crachá do INSS que está sendo usado para aplicação de golpes. A notícia tem gerado preocupação entre a população. Por isso, o Instituto Nacional do Seguro Social veio a público esclarecer a informação, veja o que disse o INSS.

Mais uma vez o nome do INSS está sendo usado de forma errada, deixando a população preocupada. Um vídeo tem sido compartilhado em aplicativos de conversa informa sobe o golpe da prova de vida, com uso de um falso crachá do Instituo.

A especialista do FDR Lila Cunha comenta sobre os golpes envolvendo o INSS, confira.

Alerta do INSS! Vídeo sobre falso crachá circula pela internet
(Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

Golpe da prova de vida

  • No áudio que vem circulando uma pessoa, não identificada, recomenda que um vídeo seja compartilhado para alcançar mais pessoas.
  • No vídeo em questão é feito um alerta sobre o golpe da prova de vida com uso de um crachá falso do INSS.
  • A pessoa diz que “alguns bandidos mandaram confeccionar crachás falsos do INSS para conseguir entrar na casa” das pessoas.
  • No entanto, essa informação é antiga, o próprio INSS informou que não há denúncia sobre esse tipo de golpe, que foi identificado em abril desde ano.
  • A orientação do INSS é que os cidadãos não recebam funcionários do INSS que afirmem estarem fazendo a prova de vida presencial.
  • “O instituto não usa uniforme e não faz esse tipo de visita”, afirma o Instituto Nacional do Seguro Social.
  • Inclusive, o INSS está fazendo a prova de vida pelo cruzamento de dados, com isso o segurado não precisa fazer mais nenhum procedimento.
  • Porém, se desejar, o cidadão pode utilizar o aplicativo ou site Meu INSS para fazerem a prova de vida.
  • O INSS recomenda que aposentados, pensionistas, e beneficiários de auxílios, não forneçam documentos, fotos, login e senha do Gov.br a estranhos. 
  • Além disso, o INSS não está fazendo o bloqueio de benefícios por falta da prova de vida.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.