O INSS segue fazendo a prova de vida de seus segurados, mas com algumas mudanças. As alterações vêm gerando dúvidas entre a população, principalmente após falsas notícias sobre os documentos começarem a circular pela internet. O FDR esclarece agora quais são aceitos.
Um falso comunidade do Instituto Nacional do Seguro Social de 2022 está circulando pela internet. O texto afirma que o comprovante de votação seria aceito como prova de vida, mas essa notícia é falsa.
O texto afirma “aposentados que forem às urnas: o voto servirá de prova de vida junto ao INSS, fato que infelizmente não está sendo divulgado pela imprensa”.
Benefício é suspenso por falta da prova de vida?
Não, o benefício não será suspenso pela falta da prova de vida, o próprio presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, já tranquilizou os aposentados e pensionistas:
“Nós tivemos que optar entre melhorar a fila (de requerimentos) ou desenvolver a tecnologia para fazer da prova de vida. A ferramenta está sendo feita, mas a prioridade do INSS – já que não há risco de suspensão de benefícios por falta de comprovação de vida até o final do ano – é conceder direito a quem tem direito”, afirmou o presidente do INSS.
Segundo Stefanutto, o próprio INSS faz a comprovação atualmente através do cruzamento do banco de dados. Mas não utiliza as informações eleitorais para isso.
Como é feita a prova de vida do INSS?
Quando o cidadão realiza alguma atividade ou transação em órgão ou sistema federal o governo recebe a informação.
Por exemplo, sempre que ele comparece em uma unidade do CRAS, quando passa a receber um benefício como o Bolsa Família, Auxílio-Gás, Minha Casa Minha Vida entre outros.
Segundo a especialista do FDR, Laura Alvarenga, os idosos podem ter acesso a à moradia gratuita pelo Minha Casa, Minha Vida, saiba como.
São reunidos dados de diversos órgãos e entidades para a comprovação de vida de um cidadão:
- Bancos, quando um empréstimo ou saque de benefícios, ambos com identificação biométrica;
- Atendimento voluntário nas Agências do INSS, perícias médicas presenciais ou via telemedicina.
Mudanças na prova de vida
Em breve o INSS passará a aceitar também como prova de vida:
Interoperabilidade para serem utilizadas como comprovação de vida:
- Vacinação;
- Cadastro ou recadastramento nos órgãos de trânsito ou segurança pública;
- Votação nas eleições.
Isso significa que o comprovante de votação ainda nao é aceito como comprovação de vida.
No vídeo o colunista do FDR, Ariel França, explica quais documentos você precisa separar, saco seja convocado para a revisão doe benefícios;
Emissão/renovação de:
- Passaporte;
- Carteira de motorista;
- Carteira de trabalho;
- Alistamento militar;
- Carteira de identidade; ou
- Outros documentos oficiais que necessitem da presença física do usuário ou reconhecimento biométrico;
- declaração de Imposto de Renda como titular ou dependente.
Como fazer a prova de vida do INSS?
Quem ainda assim desejar pode fazer essa prova e o melhor, não precisa sair de casa e ir até uma agência da Previdência. Basta utilizar o aplicativo Meu INSS. A prova de vida também continua sendo feita presencialmente nas agências bancárias, como citado acima.
Nesse caso é só fazer transação usando o reconhecimento biométrico, presencial ou pelo aplicativo no banco.
Quando a prova de vida é dispensada?
Nem todos os segurados precisam passar pelo procedimento, quem recebe benefícios com duração inferior a 1 anos é dispensado. Por exemplo, o salário-maternidade, auxílios por incapacidade temporária, seguro-defeso.
No caso do benefício por incapacidade temporária, o auxílio-doença, a comprovação acontece através da perícia médica, caso ele seja prorrogado.
Sabia que existe uma nova opção de aposentadoria? Clique aqui e conheça a modalidade disponível para quem tem carteira assinada.
Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!