INUSITADO! Pessoa cai em golpe do zap e termina condenado a 24 anos de prisão; veja como não cair nessa

A história de Shan Hanes, um executivo que perdeu milhões em um golpe de criptomoedas e foi condenado a 24 anos de prisão, serve como um alerta sobre os perigos de investimentos em ativos digitais sem o devido cuidado.

INUSITADO! Pessoa cai em golpe do zap e termina
condenado a 24 anos de prisão; veja como não cair nessa. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre outros golpes, confira.

Como tudo começou?

De acordo com matéria do jornal O Globo, tudo começou quando Hanes recebeu uma mensagem no WhatsApp prometendo altos retornos em um investimento em criptomoedas. A facilidade de uso da plataforma e a promessa de lucros rápidos o atraíram, e ele decidiu investir as suas próprias economias.

No entanto, a ganância falou mais alto e Hanes passou a desviar dinheiro de diversas fontes, incluindo a igreja que frequentava e o próprio banco onde trabalhava. Ele chegou a transferir milhões de dólares para contas controladas pelos golpistas, na esperança de recuperar seus investimentos e obter ainda mais lucros.

As consequências do golpe

O esquema de golpe de Hanes foi descoberto após um vizinho desconfiar de suas atividades e alertar as autoridades. Com a falência do banco e a perda de milhões de dólares, Hanes foi condenado a 24 anos de prisão.

Como se proteger de golpes como esse?

Para evitar cair em golpes como o de Hanes, é fundamental seguir algumas dicas:

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile