Pagamento do 13º salário pode ser antecipado liberando abono mais cedo

Existem duas formas de conseguir o pagamento do 13º salário de forma antecipada: por alguma exceção dentro da legislação trabalhista, ou por meio de empréstimo. Para quem tem urgência em receber a quantia, a segunda opção acaba sendo a mais viável. 

Todos que trabalham com carteira assinada, são aposentados ou pensionistas, têm direito de receber o 13º salário uma vez por ano. É comum que aqueles que já estão aposentados, independente do regime, recebam o benefício mais cedo

Antecipação do 13º salário dentro das regras 

Os trabalhadores podem conseguir a antecipação do 13º salário de forma natural. Existem prazos que o empregador precisa seguir sobre os depósitos, mas há possibilidade de adiantamento destes períodos. 

Pelas regras da CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas), a primeira parcela deve ser depositada até 30 de novembro, e a segunda parcela até 20 de dezembro. 

Como fazer a antecipação do 13º salário pelo banco? 

Funciona como uma espécie de empréstimo, pois o cidadão consegue receber o crédito e depois fazer o pagamento da quantia com a liberação do seu 13º salário.

O banco vai simular quanto o trabalhador vai receber de 13º naquele ano, com base no seu salário, e liberar um valor aproximado, com redução dos juros.

Vale dizer que o pedido de antecipação somente pode ser feito no banco em que o cidadão já recebe o seu salário. Para isso, basta:

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile