Aposentadoria liberada com 1 mês de contribuição para quem cumprir ESTAS regras

Alguns trabalhadores não sabem, mas há possibilidade de conseguir se aposentar com apenas 1 contribuição feita ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). São pessoas que ficam isentas da carência de pagamentos por conta de situações específicas. 

aposentadoria
Aposentadoria liberada com 1 mês de contribuição para quem cumprir ESTAS regras
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A forma mais simples, porém mais triste de conseguir a aposentadoria do INSS é por meio do Benefício de Incapacidade Permanente, conhecido como aposentadoria por invalidez. Não há idade mínima, e o número de contribuições exigidas é de apenas 12. 

Porém, para conseguir o salário nesta condição é preciso estar passando por uma situação de saúde que incapacite totalmente o trabalhador de voltar ao seu emprego, ou de ser realocado em outra função na mesma empresa. 

Ainda dentro dessa modalidade, há duas opções para conseguir se aposentar sem precisar das 12 contribuições previdenciárias, basta estar na condição de segurado. 

Como conseguir aposentadoria do INSS sem contribuir?

As regras para conseguir a aposentadoria por invalidez no INSS são: ter feito 12 contribuições previdenciárias, e provar na perícia médica que está totalmente incapaz de trabalhar. 

Porém, alguns trabalhadores conseguem a isenção desse período de 12 contribuições ao:

Doenças que dão direito a isenção da carência

Como pedir a aposentadoria por invalidez no INSS

Para solicitação da aposentadoria por invalidez o segurado pode contar com os serviços online disponibilizados pelo INSS.

O agendamento da perícia médica presencial, por telemedicina ou com encaminhamento de documento, também acontece nos canais remotos.

Outra forma de fazer a solicitação é usando a Central de Atendimentos do INSS, ligando para o número 135.

 

 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile