Sistema obrigatório para MEIs já está em funcionamento; entenda como ele pode te beneficiar

Atenção, microempreendedor individual (MEI): o cadastro no Domicílio Judicial Eletrônico é obrigatório para todos. Através dele, os microempresários podem acompanhar possíveis citações, intimidações e outras notificações processuais sem precisar acessar o sistema de cada tribunal. 

Sistema obrigatório para MEIs já está em funcionamento; entenda como ele pode te beneficiar
Imagem: Agência Sebrae

 

A ferramenta on-line e gratuita do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é responsável por juntar as comunicações de processos emitidas pelos tribunais brasileiros em um único lugar. 

A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o MEI, confira.

O cadastro no sistema é obrigatório? 

Como se cadastrar no sistema obrigatórios do MEI?

Apesar do cadastro já estar sendo feito pelo órgão de forma compulsória, o microempreendedor pode acessar a plataforma para corrigir suas informações ou fazer o registro por conta própria. Veja como:

MEIs são convocados pela Receita Federal para não serem excluídos da categoria

Mais de 1,8 milhões de MEIs podem ser excluídos do Simples Nacional por inadimplência a partir de 1º de janeiro de 2025. De acordo com a Receita Federal, as dívidas chegam a R$ 26,7 milhões. 

Além dos MEIs, as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP) também estão correndo o risco. Do total, 1.121,419 são microempreendedores, enquanto os outros 754,915 são ME ou EPP. Porém, esse número é apenas dos maiores devedores e não representa o total dos que possuem dívidas com os órgãos do Governo Federal. 

O aviso de que a empresa pode ser excluída, assim como as pendências com a Receita Federal ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, foi feito junto a disponibilização do Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI (DTE-SN) entre 30 de setembro e 4 de outubro. 

 

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Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).
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