Governo Lula pode prejudicar trabalhadores mudando FGTS e seguro-desemprego; entenda

O Governo Lula está avaliando mudanças nas regras do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e do seguro-desemprego, com o objetivo de ajustar as contas públicas e promover a estabilidade no mercado de trabalho. As propostas, ainda em discussão, geram debates e preocupações entre trabalhadores e especialistas.

Governo Lula pode prejudicar trabalhadores mudando
FGTS e seguro-desemprego; entenda. (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)

O governo justifica as propostas com o argumento de que as despesas com o seguro-desemprego vêm crescendo significativamente, mesmo em um período de aquecimento do mercado de trabalho. A ideia é reduzir esses gastos e ao mesmo tempo desestimular a rotatividade de mão de obra.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o FGTS, confira.

Quais as mudanças propostas?

Quais os impactos dessas mudanças?

As propostas geram diversas preocupações:

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile