Até domingo (13) ainda haviam 900 mil moradores da capital paulista e da região metropolitana sem energia elétrica. A informação foi confirmada pela Enel mesmo depois de 48 horas das fortes chuvas. O apagão em São Paulo trouxe prejuízos financeiros e pessoais.
Imagine ficar mais de dois dias sem energia elétrica em casa, sem televisão, internet por Wifi, banho quente, microondas ou geladeira. É por essa situação que passaram as pessoas que moram em regiões afetadas pelas fortes chuvas em São Paulo.
Além das residências, os hóteis, bares e restaurantes também foram prejudicados. Sem energia é impossível que um restaurante funcione, já que praticamente tudo depende de carga elétrica, como fogão e outros.
Fora o desconforto que a situação causa, o apagão em São Paulo também gera prejuízos. Produtos alimentícios foram perdidos, além de medicamentos e tudo o que era amarzenado em geladeiras ou freezer.
Quem sofreu com apagão em São Paulo pode pedir indenização?
Em alguns casos, sim! É o caso, por exemplo, da Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares do Estado de São Paulo (Fhoresp) que confirmou que vai acionar judicialmente a Enel para responsabilizar a concessionária pelos prejuízos causados ao setor.
Além do comércio, os próprios moradores se sentiram lesados, porque foram impedidos de usufruir dos seus eletrodomésticos por um período maior que 12 horas. Além da cidade de São Paulo, os municípios de São Bernardo do Campo, Cotia e Taboão da Serra também foram afetados.
Para conseguir ser indenizado com esse episódio é preciso que o cidadão:
- Entre com um processo judicial contra a Enel;
- Explique e comprove por meio deste processo judicial como foi prejudicado, por exemplo: teve medicamentos que perderam a validade, eletrodomésticos queimados, ou eventos sociais desmarcados;
- Aguarde a avaliação de um juiz que vai considerar os direitos do consumidor para chegar a um valor final de indenização.
É importante dizer que não serão todos os afetados pelo apagão em São Paulo que receberão indenização. A empresa pode liberar em breve algum tipo de desconto na conta de energia como compensação, mas atenção, isso não é uma garantia.