SãO PAULO (SP) — Responsável por liberar milhares de aposentadorias e pensões em todo o país, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou recentemente que realizará uma série de cortes nos seus benefícios. A medida, que entrará em vigor nos próximos meses, deverá afetar diversos aposentados em todo o país.
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a decisão foi tomada após a constatação de algumas fraudes relacionadas aos pagamentos realizados pelo INSS. Para lidar com a questão, o órgão informou que irá realizar um pente fino nos pagamentos efetuados atualmente.
A medida deverá afetar especialmente os benefícios que tem validade temporária como é o caso do auxílio doença, por exemplo. Para esse tipo de benefício, o INSS deverá utilizar o cruzamento de dados para avaliar a real necessidade do pagamento.
Além disso, alguns aposentados poderão ser convocados até agências. Isso porque em algumas situações poderá ser necessária a realização de uma nova perícia médica para constatar a necessidade do pagamento.
Caso tenha a questão de saúde comprovada, o beneficiário continuará recebendo o seu pagamento mensal. No entanto, em outros casos o pagamento poderá ser suspenso ou até mesmo encerrado.
Veja como será realizado o corte do INSS:
- O Governo Federal irá cruzar informações de bancos de dados de outros órgãos com a lista de beneficiários do INSS;
- A medida será tomada com o objetivo de identificar eventuais fraudes no sistema;
- Caso alguma irregularidade seja constatada, o cidadão precisará se explicar ao órgão;
- No entanto, em alguns casos ele será comunicado da suspensão do pagamento e não terá mais o valor depositado em conta;
- Por isso, é essencial que os cidadãos estejam atentos a eventuais convocações que costumam ser realizadas pelo órgão por meio do seu site oficial que está disponível para ser acessado neste link;
- Alémd isso, também é possível entrar em contato com o INSS por meio da central telefônica 135 e solicitar informações sobre os benefícios.
Confira outras informações sobre os pagamentos do INSS neste link.