Caixa autoriza trabalhadores a consultarem o calendário do saque-aniversário do FGTS em outubro

Os trabalhadores nascidos em outubro que aderiram ao saque-aniversário do FGTS já podem realizar o resgate de seu benefício desde 1º de outubro de 2024. Essa modalidade oferece a possibilidade de sacar uma parte do saldo do FGTS anualmente, sendo uma alternativa ao saque-rescisão, que ocorre em caso de demissão sem justa causa.

Caixa autoriza trabalhadores a consultarem o calendário do saque-aniversário do FGTS em outubro. Imagem: Jeane de Oliveira/FDR

O saque-aniversário do FGTS foi criado para dar mais flexibilidade ao trabalhador, permitindo acesso a uma porcentagem do fundo no mês de seu aniversário. Contudo, é fundamental lembrar que, ao optar por essa modalidade, o trabalhador perde o direito ao saque integral do FGTS em caso de demissão, mantendo apenas a multa rescisória.

Uma das principais dúvidas dos trabalhadores envolve a diferença entre as opções de saque do FGTS. A princípio, o saque-rescisão é a forma tradicional, quando o trabalhador é demitido sem justa causa, ele pode sacar o saldo total, além de receber a multa de 40% sobre os depósitos feitos pela empresa. 

Essa modalidade é ideal para quem precisa de uma reserva em caso de demissão. Já o saque-aniversário do FGTS é uma escolha opcional. Ele permite que o trabalhador retire uma parte do saldo do FGTS todo ano, no mês de seu aniversário. Porém, se for demitido, só poderá sacar a multa rescisória, mantendo o restante bloqueado.

Como solicitar o saque-aniversário do FGTS?

Calendário do saque-aniversário do FGTS 2024

YouTube video player
Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.
Sair da versão mobile