Quem não votar nas eleições 2024 fica proibido de exercer inúmeros serviços civis; entenda

O voto nas eleições 2024 é obrigatório para todos os brasileiros que têm entre 18 e 70 anos e são alfabetizados. Quem não comparecer as urnas no próximo domingo, 6 de outubro, vai ter que lidar com consequências, como o impedimento de exercer alguns direitos civis. 

título de eleitor
Quem não votar nas eleições 2024 fica proibido de exercer inúmeros serviços civis; entenda
(Foto: Montagem/FDR)

Neste ano, as eleições servem para escolher um novo prefeito e novos membros para a Câmara dos Vereadores da cidade. Serão dois votos dados no próximo domingo, um para o chefe do Executivo (prefeito), e outro para o vereador. 

As escolas ficarão abertas entre 08h e 17h para que os eleitores exerçam seu direito de voto, e com isso, democraticamente os candidatos sejam eleitos. Todos os brasileiros até 70 anos são obrigados a votar, e quem tem acima de 16 ou acima de 70 anos vota voluntariamente. 

Quem não quiser comparecer para a votação, ou estiver impedido de alguma forma, vai ter que lidar com algumas consequências. Porém, as consequências mais sérias só são aplicadas para quem não justificar sua ausência. 

Consequências para quem não for votar no próximo domingo (6)

Quem não for votar nas eleições do próximo domingo (6) vai ter que lidar com consequências que são previstas pelo Código Eleitoral, e lembradas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Quem não votar, mas justificar

Quem não votar e não justificar 

Como justificar a ausência nas eleições 2024

Existem três opções para justificar a ausência nas eleições 2024 e não ter que lidar com as consequências.

No caso do Requerimento de Justificativa Eleitoral, este deve ser apresentado junto com um documento do eleitor com foto no dia das eleições, ou seja, vale para quem está fora do seu local de votação, mas consegue comparecer em alguma escola para justificar.

Prazos

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile