Na última sexta-feira (27), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou a participar de um projeto piloto voltado a atender as pessoas com deficiência (PcD). Diante disso, esse público deve ter atendimento exclusivo e personalizado ao solicitarem um novo benefício.
O projeto piloto é uma iniciativa da Central de Atendimento à Pessoa com Deficiência, que foi instalada na unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Shopping da Bahia, na cidade de Salvador. O INSS é um dos órgãos que participam desta experiência.
No local, estão sendo disponibilizados serviços do INSS e de outros órgãos públicos. Permitindo que o PcD encontre em um mesmo lugar opções como:
- Pedido previdenciário;
- Emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA);
- Emissão do passe livre que assegura gratuidade no sistema de transporte público;
- Inscrição em programas sociais e esportivos governamentais, e outros.
Serviços do INSS disponíveis no SAC
A parceria do INSS com o governo do estado da Bahia já resultou na oferta de serviços previdenciários em três unidades da rede SAC na capital baiana, Salvador.
A expectativa é de que as unidades de atendimento da Previdência Social sejam expandidas, com o objetivo de evitar grandes deslocamentos da população e facilitando o acesso a direitos.
Quem consegue ser atendido nestas unidades pode resolver serviços como:
- obter informações;
- emitir certidões e extratos;
- requerer benefícios e etc.
Serviços especiais para pessoas com deficiência
Aqueles que forem atendidos em uma das três unidades do SAC do governo da Bahia, por meio da Central de Atendimento à Pessoa com Deficiência localizada na cidade de Salvador, terão acesso a alguns serviços personalizados.
Especificamente no Shopping da Bahia, a mais recente inauguração que aconteceu na sexta-feira (27), é composta de seis guichês de atendimento e segue critérios de acessibilidade e inclusão.
Por exemplo, a intermediação (física ou virtual, em tempo real) de um intérprete de Libras para as pessoas com deficiência auditiva.
Para ser atendido é preciso comparecer até uma unidade de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O atendimento é preferencialmente agendado.