INSS libera novo serviço exclusivo para pessoas com deficiência

Na última sexta-feira (27), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou a participar de um projeto piloto voltado a atender as pessoas com deficiência (PcD). Diante disso, esse público deve ter atendimento exclusivo e personalizado ao solicitarem um novo benefício. 

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INSS libera novo serviço exclusivo para pessoas com deficiência
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O projeto piloto é uma iniciativa da Central de Atendimento à Pessoa com Deficiência, que foi instalada na unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no Shopping da Bahia, na cidade de Salvador. O INSS é um dos órgãos que participam desta experiência.

No local, estão sendo disponibilizados serviços do INSS e de outros órgãos públicos. Permitindo que o PcD encontre em um mesmo lugar opções como:

  • Pedido previdenciário;
  • Emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA);
  • Emissão do passe livre que assegura gratuidade no sistema de transporte público;
  • Inscrição em programas sociais e esportivos governamentais, e outros. 

Serviços do INSS disponíveis no SAC 

A parceria do INSS com o governo do estado da Bahia já resultou na oferta de serviços previdenciários em três unidades da rede SAC na capital baiana, Salvador. 

A expectativa é de que as unidades de atendimento da Previdência Social sejam expandidas, com o objetivo de evitar grandes deslocamentos da população e facilitando o acesso a direitos.

Quem consegue ser atendido nestas unidades pode resolver serviços como:

  • obter informações;
  • emitir certidões e extratos;
  • requerer benefícios e etc. 

Serviços especiais para pessoas com deficiência 

Aqueles que forem atendidos em uma das três unidades do SAC do governo da Bahia, por meio da Central de Atendimento à Pessoa com Deficiência localizada na cidade de Salvador, terão acesso a alguns serviços personalizados. 

Especificamente no Shopping da Bahia, a mais recente inauguração que aconteceu na sexta-feira (27), é composta de seis guichês de atendimento e segue critérios de acessibilidade e inclusão.

Por exemplo, a intermediação (física ou virtual, em tempo real) de um intérprete de Libras para as pessoas com deficiência auditiva. 

Para ser atendido é preciso comparecer até uma unidade de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. O atendimento é preferencialmente agendado. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com