BPC 2025 tem aumento de salário confirmado; consulte a previsão anunciada pelo INSS

Em menos de quatro meses os inscritos no BPC (Benefício de Prestação Continuada) terão reajuste no valor do seu salário. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) segue a ordem do piso federal, e por conta disso, deve aumentar em pelo menos R$ 97 a quantia paga. 

bpc 2025
BPC 2025 tem aumento de salário confirmado; consulte a previsão anunciada pelo INSS
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O reajuste deve contemplar pelo menos 6 milhões de pessoas, entre idosos aicma de 65 anos e pessoas com deficiência, que receberão o BPC 2025 a partir de janeiro. 

O aumento no valor do benefício será baseado no reajuste do salário mínimo no país. Isso porque, o benefício social tem quantia exatamente igual ao piso dos trabalhadores e dos aposentados. 

Embora não seja preciso contribuir para o INSS, o pagamento do BPC é feito pelo Instituto, logo ninguém pode receber menos que o piso previdenciário. 

Qual será o valor do BPC em 2025?

O reajuste no valor do BPC começa a partir de janeiro, assim que o presidente da República sancionar a lei que dá origem ao novo salário mínimo. 

O piso salaria federal para 2025 apresentado no PLDO 2025 (Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias), e que vai servir de referência para o valor do BPC será de:

A quantia também está acima do que havia sido projetado inicialmente em abril, quando a expectativa era de que o salário mínimo e o valor do BPC de 2025 ficassem em R$ 1.502. 

Como receber 1 salário mínimo do INSS sem contribuir?

Embora o INSS não exija contribuição, para receber 1 salário mínimo pelo BPC o cidadão precisa atender critérios que demonstrem sua situação de vulnerabilidade social, como:

O pedido é analisado pelo INSS que deve liberar ou não a quantia ao titular. O objetivo é garantir mais dignidade para esse público, permitindo que eles tenham acesso a um salário fixo todo mês. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile