Inscritos no Bolsa Família devem receber visita do CRAS; veja quais documentos serão exigidos

Os inscritos no Bolsa Família estão recebendo, desde janeiro deste ano, a visita de agentes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). O processo é chamado de Busca Ativa, e o objetivo é conseguir atualizar as informações do Cadastro Único. 

bolsa família
Inscritos no Bolsa Família devem receber visita do CRAS; veja quais documentos serão exigidos
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O MDS (Ministro do Desenvolvimento Social), esclarece que são falsas as informações de que os agentes do CRAS estariam visitando os inscritos no Bolsa Família para cortar o benefício. Ao contrário disso, a presença destes funcionários serve para manter o auxílio. 

Ao fazerem a atualização de dados dos inscritos no programa, as chances de terem seu benefício bloqueado caem consideravelmente, já que estarão com os dados do Cadastro Único atualizado.

Os titulares do auxílio não são obrigados a receber o agente do CRAS dentro da sua propriedade, ou oferecer algo pra comer. Mas, se negar a responder o questionário pode trazer como consequência o bloqueio do benefício. 

O que o funcionário do CRAS vai perguntar ao inscrito no Bolsa Família?

Durante a visita do assistente social, o inscrito no Bolsa Família vai responder algumas perguntas para atualização do CadÚnico, como:

A partir destes dados é que o sistema do Ministério do Desenvolvimento Social, que gerencia o CadÚnico, consegue reconhecer se aquele grupo ainda atende aos requisitos para continuar recebendo o benefício social. 

Documentos que devem ser apresentados ao agente do CRAS

Durante a visita, o titular do Bolsa Família deve apresentar ao CRAS os documentos que comprovem as informações que foram repassadas na entrevista, como:

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile