CNH para idosos: nova regulagem afeta prazos e exige atenção dos motoristas com 50 anos ou mais

Todos os motoristas com mais de 50 anos de idade devem estar atentos aos prazos para conseguirem a renovação da sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Isso porque, uma mudança no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) trouxe novos prazos. 

cnh
CNH para idosos: nova regulagem afeta prazos e exige atenção dos motoristas com 50 anos ou mais (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O processo de renovação da CNH é obrigatório porque nestes períodos é preciso que o motorista passe pelo processo de avaliação das suas condições físicas e mentais. Ou seja, não é apenas a troca do documento que acontece. 

A recomendação dos órgãos de trânsito, como o Detran, é de que o motorista dê início ao processo de renovação da CNH cerca de 30 dias antes do vencimento. Assim, garante que o novo documento ficará pronto dentro do prazo. 

O CTB permite que o condutor fique até 30 dias após o vencimento da sua CNH dirigindo com o documento vencido. Mas, passado esse prazo caso seja flagrado terá que lidar com duras consequências, porque está é uma multa de infração gravíssima. 

Renovação da CNH para motoristas acima de 50 anos

Em 2021 o governo brasileiro mexeu no CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e alterou os prazos para que os motoristas façam a renovação da CNH. Todo documento possuí um período de vencimento, essa informação está impressa na parte de trás da habilitação. 

Para quem tem menos de 50 anos este processo foi prorrogado, ou seja, agora com a nova via é possível ficar mais tempo dirigindo sem passar pela renovação. 

Como renovar a CNH de quem tem mais de 50 anos

O processo de renovação da CNH é uma responsabilidade do próprio condutor, por isso é preciso estar atento a validade do seu documento.

No procedimento será preciso passar por avaliação médica que pode incluir consulta com oftalmologista, e avaliação psicológica. Todos os exames têm custo e são pagos diretamente na clínica parceira do Detran. 

Depois de renovada, a CNH pode ser entregue no endereço do motorista ou retirada no Detran. 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile