Novas regras CLT: listamos todos os benefícios da jornada de trabalho reduzida

De acordo com o artigo 58 da CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas)e a Constituição Federal, o funcionário deve trabalhar 8 horas por dia ou 44 horas semanais. Mas, existem alguns projetos de lei em análise no Senado Federal que propõem a diminuição da jornada de trabalho. 

regras clt
Novas regras CLT: listamos todos os benefícios da jornada de trabalho reduzida
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A contratação no regime CLT incluí benefícios ao funcionário que passa a prestar serviço com carteira assinada. Ao ser admitido o cidadão tem um contrato de trabalho que estipula o tempo de serviço pelo qual ele foi contratado. 

O mais comum é que o colaborador trabalhe por 40 horas semanais, são 8 horas por dia, havendo folga nos finais de semana. Mas o regime pode chegar a 44 horas semanais, devendo estar tudo combinado e previsto pelo contrato. 

Vantagens da jornada de trabalho reduzida

O Instituto DataSenado realizou uma pesquisa de opinião em abril deste ano e que mostrou que 85% dos trabalhadores acreditam que teriam mais qualidade de vida caso tivessem um dia livre a mais por semana.

Os entrevistados responderam que dedicaram esse tempo para ficar com a família. Mas também houve quem respondeu que priorizaria o dia a mais para cuidar da sua saúde, praticar atividades físicas ou de lazer.

Entre as vantagens podemos listar:

A mesma pesquisa mostrou que que 69% dos entrevistados disseram que não se sentiriam sobrecarregados no trabalho caso tivessem um dia livre na semana.

Projetos para diminuir a jornada de trabalho

Hoje, o Senado Federal tem pelo menos três projetos que propõem a diminuição da jornada de trabalho para o CLT. Caso fosse aprovada, o colaborador contratado neste regime conseguiria trabalhar por um tempo menor, mas garantiria o mesmo salário. 

Os projetos em discussão existentes são:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile