Alerta vermelho para quem paga conta de luz após novo reajuste anunciado pelo governo

Uma notícia nada animadora para os brasileiros: a conta de luz vai ficar mais cara. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou, na última sexta-feira (30), que, a partir de setembro, a bandeira tarifária será vermelha patamar 2, a mais alta da escala. Isso significa um aumento significativo nas contas de energia de todos os brasileiros.

Alerta vermelho para quem paga conta de luz após novo
reajuste anunciado pelo governo. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

A principal causa desse reajuste é a escassez de chuvas, que tem reduzido drasticamente o nível dos reservatórios das hidrelétricas. Com menos água disponível para gerar energia, as empresas precisam recorrer a fontes mais caras, como as termelétricas, para suprir a demanda.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre energia, confira.

O que significa a bandeira vermelha patamar 2?

A bandeira vermelha patamar 2 indica que os custos de geração de energia estão elevados e que esse custo adicional será repassado para o consumidor. A cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, haverá um acréscimo de R$ 7,877 na conta de luz.

Por que a conta de luz está subindo?

O que os consumidores podem fazer?

Diante desse cenário, os consumidores devem adotar medidas para reduzir o consumo de energia elétrica e evitar gastos excessivos. Algumas dicas são:

 

YouTube video player
Yasmin SouzaYasmin Souza
Jornalista com experiência em redação, gestão de redes sociais e SEO.
Sair da versão mobile