Atenção! Governo faz alerta importante sobre golpe usando o Bolsa Família

O ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Wellington Dias, veio a público alertar sobre um novo golpe que está usando o nome do Bolsa Família. Os beneficiários do programa são as principais vítimas, e correm o risco de ter seus dados e seu auxílio roubados. 

bolsa família
Atenção! Governo faz alerta importante sobre golpe usando o Bolsa Família
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Essa não é a primeira vez que os beneficiários do Bolsa Família são alvos de criminosos. Por conta do auxílio recebido todos os meses, eles se tornam visados pelos golpistas que querem desviar o valor recebido daquele grupo que já vive em situação de vulnerabilidade. 

Por isso, o MDS alerta para que os titulares do benefício não cliquem em links que são enviados por terceiros, não preencham fichas cadastrais que não estão no site do governo e que nunca passem sua senha do Caixa Tem para ninguém. 

Como está acontecendo o novo golpe usando o Bolsa Família?

De acordo com o governo federal, esse golpe que foi recém descoberto funciona por um mecanismo de phishing, um tipo de técnica usada para enganar usuários pela internet. 

O termo em inglês significa pesca, e foi denominado assim porque os criminosos jogam uma isca para atrair as vítimas e quando essa isca é pega eles conseguem aplicar o golpe. 

Essa “isca” normalmente são: e-mails, SMS, ligação, mensagem por WhatsApp e outros. Com um texto atrativo, prometendo alguma bonificação ou ainda dizendo que o governo vai cassar o seu benefício, a mensagem pede que o usuário clique naquele link indicado. 

A partir do momento em que o usuário clica no link suspeito, acaba tornando suas informações e acessos expostos a possíveis criminosos. Há risco de que eles consigam entrar no Caixa TEM, possibilitando a retirada indevida dos valores disponíveis na conta.

Como reconhecer que a mensagem não é do Ministério do Desenvolvimento Social?

É comum que o MDS entre em contato com o titular do Bolsa Família solicitando a atualização de dados do Cadastro Único, o que ocorre de forma presencial e não online. 

Para reconhecer quando a mensagem enviada de fato se trata de uma informação segura, o titular deve entender que:

Quem caiu no golpe deve tomar providências imediatamente. “A orientação é procurar a Caixa Econômica, registrar um boletim de ocorrência. Com análise do caso, é possível haver ressarcimento, se comprovada uma falha no sistema”, orienta o ministro Wellington Dias. 

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile