Confira dicas para se prevenir de golpes de phishing, o famoso crime virtual

Os famosos golpes de phishing é uma modalidade de crime virtual antiga, que consiste em “pescar” dados de usuários desavisados como senhas e detalhes do cartão de crédito, através de mensagens, sites ou páginas falsas. Pensando na segurança de seus clientes, a Credicard oferece 6 dicas para evitar cair no golpe. 

Confira dicas para se prevenir de golpes de phishing, o famoso crime virtual (Imagem: Freepik)

O que é o phishing ?

Diariamente, milhares de ‘iscas’ são disparadas através de e-mails, pop-ups (janelas) em websites e até mesmo anúncios online. Golpes como este são mais comuns do que você imagina. Além de solicitações para clicar em links ou pedidos de transferências de arquivos, há os anúncios ‘fakes’ em redes sociais.

Golpistas se utilizam dessas ferramentas para que os usuários acabem fornecendo informações pessoais como conta, senha de e-mails e dados bancários. Através de links maliciosos, é possível instalar programas espiões em seu PC ou smartphone que permite total acesso ao criminoso.

Durante o período da Black Friday, esse tipo de golpe aumenta e os usuários acabam caindo de maneira mais fácil, pois os bandidos simulam e-commerces já conhecidos para tentar fisgar o consumidor com promoções inacreditáveis.

Como identificar o phishing ?

Caso receba algum e-mail suspeito solicitando que você clique em um link, ou que baixe algum arquivo que você não solicitou, desconfie, pois essa é uma boa pista de que algo não está correto. Visando proteger os usuários deste tipo de golpe, o Google criou uma plataforma para testar os conhecimentos dos usuários.

Através de um quiz, a empresa americana ensina alguns truques importantes para o usuário sempre observar antes de clicar em links ou abrir anexos recebidos através de mensagens via e-mail, SMS, aplicativos de troca de mensagens, como WhasApp e redes sociais. Clique aqui e acesse o Phishing Quiz do Google.

Como se prevenir do phishing ?

A Credicard através de seu blog, oferece algumas dicas importantes para que seus clientes e usuários não caiam nesse e em outros tipos de golpes na internet:

  1. Tome sempre cuidado com promoções e descontos exagerados. Nunca clique no link das mensagens que recebe através de SMS, e-mail, WhatsApp e redes sociais. Para ver uma oferta, acesse o site ou aplicativo oficial da loja ou da empresa;
  2. Quando for realizar compras online e em Market Places – e-commerces que abrigam vendedores dentro de seus sites para vendas – procure conhecer o vendedor e a loja avaliando os comentários e sua reputação;
  3. Antes de incluir os dados do cartão para efetuar o pagamento das compras, tenha sempre certeza de que está na página oficial da loja ou da empresa de pagamento online;
  4. Cadastre o serviço de aviso por SMS, sua ativação é imediata. Com ele você acompanha as movimentações da sua conta ou do seu cartão de crédito em tempo real, evitando fraudes;
  5. Utilize sempre o cartão virtual em suas compras online: além de mais prático é mais seguro. Você pode fazer o seu pelo app da Credicard;
  6. Instale um software antivírus e o mantenha atualizado. Utilize senhas em seus dispositivos, inclusive no roteador de sua casa. Baixe programas e aplicativos somente nas lojas oficiais. Essas práticas ajudam a bloquear possíveis ameaças dos criminosos.

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