Lei do Superendividamento: idosos +60 anos ganham ISENÇÃO nestas contas

Desde de 2021 existe no país a chamada Lei do Superendividamento. O seu texto alterou o Código de Defesa do Consumidor, e a partir disso criou formas de negociação de dívidas a fim de garantir um mínimo de renda para os devedores. Um dos focos são os idosos.

IDOSOS COM 60+ ANOS FICAM LIVRES DO PAGAMENTO DESTA LISTA DE DÍVIDAS COM NOVA LEI

Pela Lei do Superendividamento, os idosos com mais de 60 anos e qualquer outro consumidor tem a garantia de um mínimo existencial. E o que é isso? O mínimo é o valor que precisa restar dentro do orçamento do cidadão para os gastos que garantem a sua existência. 

São gastos com saúde, alimentação, moradia e outros. Isso significa que ao fazer o acordo de uma dívida no momento de calcular quanto pode ser comprometido da sua renda para o pagamento desse débito, há uma quantia que não pode ser usada para pagar dívidas.

Como funciona a Lei do Superendividamento para o idoso

O idoso tem direito de proteger 25% do total da sua renda por mês para garantir a sua existência de forma digna. Quer dizer, ao negociar os débitos que estão pendentes em seu nome, o valor da parcela não pode comprometer os 25% da subsistência do consumidor.

Em resumo, o idoso tem direito de conseguir condições mais vantajosas para negociar seus débitos da seguinte forma:

Dívidas que podem ser negociação dentro da Lei do Superendividamento

A lei permite que entrem no acordo de negociação de dívidas, garantido o mínimo existencial, os débitos que:

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile