O Caixa Tem foi criado em parceria com o governo federal para facilitar o acesso da população a benefícios. Desde 2020 os pagamentos de benefícios sociais, como o Bolsa Família, são feitos através dele. Além de possibilitar a realização de transações. Por isso o bloqueio acaba gerando dor de cabeça.
Em 2020 durante a pandemia, o governo federal criou o Caixa Tem. O aplicativo de serviços é vinculado a uma Poupança Social Digital, que possibilita saques, PIX e transações. No entanto, diversos usuários estão relatando bloqueio do aplicativo, o que impede as transações.
Vários motivos podem levar ao bloqueio, as causas mais comuns são a ultrapassagem do limite de crédito de R$ 5 mil, isso inclui depósito, Pix e transferências recebidas. A desatualização do cadastro também pode resultar no bloqueio da conta.
A suspeita de fraude ou o excesso de tentativas de login com a senha errada também são fatores de bloqueio do app.
Como desbloquear o Caixa Tem?
A forma mais fácil é através do próprio aplicativo, basta seguir os passos abaixo:
- Abra o aplicativo CAIXA Tem.
- E clique em “Entrar no CAIXA Tem”.
- Insira o seu CPF e a senha para efetuar o login.
- Vá até o menu e procure pela opção “Liberar acesso”.
- Selecione o botão indicado no chat de conversa que será aberto.
- Confira se o número de telefone está correto e depois clique em “Enviar código”.
- Digite o código recebido por SMS e clique em “Verificar código”.
- Nomeie o dispositivo que está sendo cadastrado e depois é só confirmar.
Também é possível fazer o desbloqueio presencialmente em uma agência Caixa, basta apresentar um documento de identificação com foto (RG, carteira de habilitação, carteira de trabalho, entre outros) e o aparelho telefônico já com o app instalado.
De acordo com a colunista Lila Cunha, especialista do FDR, a lista de benefícios oferecidos pelo Caixa Tem foi atualizada.