Os Microempreendedores Individuais podem corrigir uma nota fiscal emitida errada seguindo os passos apresentados pelo FDR. Essa correção não gera custo algum e pode evitar prejuízos futuros. A emissão de notas é apenas uma das diversas vantagens de se formalizar como MEI.
Pela internet e gratuitamente os MEI pode fazer emissão de notas fiscais e até a correção delas. Essa emissão é obrigatória para quem atua como prestador de serviço. Recentemente a Receita Federal implementou um novo sistema de emissão da NFS-e que passou a ter um padrão nacional.
A especialista do FDR, Lila Cunha, explica as mudanças desse novo sistema de emissão de notas.
No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, explica quais são os benefícios que o MEI tem direito, confira:
Como corrigir uma nota fiscal MEI emitida errada?
- O primeiro passo é fazer uma revisão das informações para constatar se de fato a emissão foi errada.
- Se o documento ainda não tiver sido enviado ao cliente, o MEI poderá fazer o cancelamento da nota fiscal e emissão de uma nova. Nesta matéria eu explico como cancelar uma NFS-e.
- Se a nota fiscal já tiver sido envaida, existem duas formas de corrigi-la:
- Nota Fiscal de Ajuste: Com ela é possível fazer a correção das informações que estiverem erradas.
- Nota Fiscal Complementar: Essa opção deve ser usada quando a intenção for corrigir o valor cobrado ou incluir uma informação de reembolso.
- Esses dois documentos podem ser emitidos pelo mesmo sistema de emissão na NFS-e.
- Após a emissão de um dos documentos listados acima é só enviar ao consumidor, arquivar nos documentos na empresa e fazer a atualização dos registros da empresa.
- Em alguns casos também pode ser necessário notificar a Receita Federal sobre essa correção, principalmente se ela já tiver sido enviada ao Fisco. É interessante consultar essa informação.
- Os Microempreendedores Individuais podem contar com um empréstimo de R$ 4,5 mil, clique aqui para saber como solicitar o crédito.