MEI ganha chance de CORRIGIR nota fiscal em caso de problemas no pagamento

Os Microempreendedores Individuais podem corrigir uma nota fiscal emitida errada seguindo os passos apresentados pelo FDR. Essa correção não gera custo algum e pode evitar prejuízos futuros. A emissão de notas é apenas uma das diversas vantagens de se formalizar como MEI.

MEI ganha chance de CORRIGIR nota fiscal em caso de problemas no pagamento
(Imagem gerada por IA pela equipe do FDR)

Pela internet e gratuitamente os MEI pode fazer emissão de notas fiscais e até a correção delas. Essa emissão é obrigatória para quem atua como prestador de serviço. Recentemente a Receita Federal implementou um novo sistema de emissão da NFS-e que passou a ter um padrão nacional.

A especialista do FDR, Lila Cunha, explica as mudanças desse novo sistema de emissão de notas.

No vídeo abaixo o colunista do FDR, Ariel França, explica quais são os benefícios que o MEI tem direito, confira:

Como corrigir uma nota fiscal MEI emitida errada?

  • O primeiro passo é fazer uma revisão das informações para constatar se de fato a emissão foi errada.
  • Se o documento ainda não tiver sido enviado ao cliente, o MEI poderá fazer o cancelamento da nota fiscal e emissão de uma nova. Nesta matéria eu explico como cancelar uma NFS-e.
  • Se a nota fiscal já tiver sido envaida, existem duas formas de corrigi-la:
  • Nota Fiscal de Ajuste: Com ela é possível fazer a correção das informações que estiverem erradas.
  • Nota Fiscal Complementar: Essa opção deve ser usada quando a intenção for corrigir o valor cobrado ou incluir uma informação de reembolso.
  • Esses dois documentos podem ser emitidos pelo mesmo sistema de emissão na NFS-e.
  • Após a emissão de um dos documentos listados acima é só enviar ao consumidor, arquivar nos documentos na empresa e fazer a atualização dos registros da empresa.
  • Em alguns casos também pode ser necessário notificar a Receita Federal sobre essa correção, principalmente se ela já tiver sido enviada ao Fisco. É interessante consultar essa informação.
  • Os Microempreendedores Individuais podem contar com um empréstimo de R$ 4,5 mil, clique aqui para saber como solicitar o crédito.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.