Governo anuncia novidades para Tarifa Social animando brasileiros de baixa renda

O Tarifa Social foi criado em 2002 pelo governo federal, e nesses mais de 20 anos tem ajuda os brasileiros de baixa renda a economizar na conta de energia elétrica. Agora, o Ministério de Minas e Energia prepara um projeto de lei que pode ampliar esse benefício. 

tarifa social
Governo anuncia novidades para Tarifa Social animando brasileiros de baixa renda
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

De acordo com informações divulgadas pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, o governo prepara um projeto de lei de reestruturação do setor elétrico no país.

O projeto deve ser apresentado ao Congresso Nacional até setembro e vai trazer mudanças para a Tarifa Social. 

Hoje, esse programa atinge automaticamente as famílias que estão no Cadastro Único e que possuem renda de até meio salário mínimo por pessoa. Não é preciso fazer inscrição, e a companhia de energia elétrica concede desconto de até 65% na fatura. 

O que pode mudar na Tarifa Social?

As primeiras informações trazidas sobre o projeto de lei que vai reestruturar o setor elétrico do Brasil traz duas principais mudanças para a Tarifa Social:

Hoje, quem tem consumo mensal acima de 30 kW até consegue desconto na conta de luz pelo programa, mas a quantia é menor.

Os descontos são progressivos, e o teto que é de 65% a menos na fatura para residências vale para quem consome até 30kW. A tabela completa está logo abaixo. 

Enquanto isso, os custos para manter os subsídios deste programa social são bancados por todos os outros consumidores. Isso é, quem não tem a Tarifa Social paga um valor a mais na sua conta de luz para ajudar o governo a bancar o desconto para as famílias de baixa renda. 

A proposta do governo é distribuir, principalmente, os custos dos subsídios para aqueles que já consomem mais energia. Logo, a conta para eles ficará ainda mais cara. 

Tabela de desconto por consumo 

Parcela de consumo mensal de energia elétrica 

Desconto 

Tarifa para aplicação da redução 

de 0 a 30 kWh 

65% 

B1 subclasse baixa renda 

de 31 kWh a 100 kWh 

40% 

de 101 kWh a 220 kWh 

10% 

a partir de 221 kWh 

0% 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile