Governo Lula muda regras para financiar imóveis usados pelo Minha Casa, Minha Vida

O presidente Lula aprovou uma nova mudança no programa Minha Casa Minha Vida que afeta quem está interessado em imóveis usados. A partir de agora, quem quiser adquirir um imóvel usado na faixa de preço superior a R$ 44 mil precisará pagar uma entrada maior. 

Governo Lula muda regras para financiar imóveis usados pelo Minha Casa, Minha Vida
Imagem: FDR

O programa habitacional do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida, tem o objetivo de realizar o sonho de milhares de brasileiros em comprar a casa própria.

A especialista Laura Alvarenga explica como conseguir um imóvel pelo Minha Casa, Minha Vida. Veja aqui.

Quais são as mudanças no Minha Casa, Minha Vida?

Antes, a entrada para esses imóveis usados era menor, o que facilitava a compra para muitas famílias. No entanto, com a nova regra, a porcentagem da entrada exigida foi aumentada.

  • Objetivo da Mudança: garantir que o programa continue a beneficiar um grande número de pessoas, ajustando os critérios de financiamento conforme a realidade econômica atual;

  • Ajustes necessários: adaptar o programa às mudanças no mercado imobiliário e nas finanças públicas.

  • Equilíbrio Financeiro: aumentar a entrada para equilibrar o apoio financeiro com a sustentabilidade do programa.

  • Comprometimento Financeiro: exigir uma entrada maior para garantir que os compradores estejam mais comprometidos financeiramente, reduzindo o risco de inadimplência e melhorando o uso dos recursos do programa.

Veja as mudanças:

Regiões Sul e Sudeste:

  • Aumento da entrada exigida para 50% do valor da casa ou apartamento (anteriormente entre 25% e 30%).

Demais regiões:

  • Aumento da entrada de 20% para 30%;

  • O teto de financiamento caiu de 80% para 70% do valor do imóvel.

Valor máximo do imóvel:

  • Redução do valor máximo permitido de R$ 350 mil para R$ 270 mil.

  • A medida será aplicada em todo o país.

Minha Casa, Minha Vida

Desde sua criação em 2009, o programa já beneficiou 7,7 milhões de pessoas, permitindo que comprassem suas casas com juros mais baixos.

Para se inscrever no programa, é preciso:

  • Ir até o órgão responsável pelo programa no seu município;

  • Apresentar o RG e CPF de todos os membros da família;

  • Documentos que comprovem estado civil, como certidões de nascimento ou casamento;

  • Comprovante de residência atualizado;

  • Provas da renda familiar.

  • Depois de entregar o formulário, a inscrição será avaliada pelo órgão responsável.

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Marina Costa SilveiraMarina Costa Silveira
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Com experiência em redação, redes sociais e marketing digital. Atualmente, cursando o MBA em Marketing, Branding e Growth pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).