Auxílio-doença é concedido automaticamente nestas situações

O INSS destina o auxílio-doença aos segurados que precisam se afastar do trabalho por mais de 15 dias consecutivos. A solicitação pode ser feita a partir do 16º dia até o 30º do acidente ou doença. Entre as regras está a carência mínima, mas em algumas situações ela pode ser dispensada.

Auxílio-doença é concedido automaticamente nestas situações

O Benefício por Incapacidade Temporária era chamado de auxílio-doença antigamente. Esse não foi o único ponto que mudou, a prorrogação e até a concessão automática também sofreram mudanças. No geral é necessário ter feito 12 contribuições mensais ao INSS.

Geralmente é necessário fazer a perícia médica presencial, mas em algumas situações essa perícia pode ser documental. A especialista do FDR Lila Cunha explica melhor a mudança na prorrogação do benefício.

No vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França alerta para um novo golpe, confira:

Auxílio-doença sem carência mínima

O auxílio-doença também pode dar acesso a outros dois benefícios previdenciários, clique aqui e confira quais são eles.

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile