A Lei do Superendividamento ajuda os idosos com idade de 60 a 90 anos. A partir dela essa população tem acesso a isenção de contas, o que reduz os gastos no final do mês. Cerca de 32 mil idosos podem ser beneficiados, talvez você seja um deles.
Idosos com idade entre 60 e 90 anos podem se beneficiar da com isenções de até 5 contas. Esse recurso é oferecido através da Lei do Superendividamento, que tem o objetivo de oferecer maior segurança financeira para esta população, promovendo melhor qualidade de vida.
Entenda sobre o 14º salário do INSS, adicional que poderá ser pago e breve, com o vídeo abaixo o colunista do FDR Ariel França:
Isenção de contas para os idosos
- A Lei do Superendividamento é votada aos idosos que possuem um acúmulo de dívidas.
- Nessa condição o idoso reconhece que não tem condições que quitar todos os seus débitos, por isso a isenção é concedida.
- Com a Lei do Superendividamento o cidadão não pode comprometer mais que 25% de sua renda mensal.
- Justamente por isso os idosos são protegidos contra juros e taxas abusivas, regra válida para as seguintes contas: Água, luz, gás, telefone e internet;
- Além disso, através dessa lei essa população tem condições facilitadas para a renegociação de dívidas.
- Inclusive, se a dívida ultrapassar o rendimento do idoso, a empresa credora é obrigada a fazer a renegociação do débito.
- E a nova parcela precisa ter um valor que se encaixe na realidade financeira do cidadão.
- Para aproveitar essas regras a recomendação é que o idoso procure a instituição financeira responsável pelo débito, faça a renegociação e informe que deseja fazer uso dessa lei.
- Na ocasião ele deverá ter acesso às melhores condições de pagamento possíveis.
- A partir disso ele deve analisar a proposta e conferir se de fato ela se enquadra em sua realidade financeira. Nesse ponto vale até pedir ajuda a um parente de confiança.
A colunista Lila Cunha, especialista do FDR, apresenta alguns benefícios voltados aos idosos.