Idosos precisarão de MENOS tempo de contribuição em nova Lei da Aposentadoria

Existe uma lei dentro das aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que permite o afastamento a partir de 12 meses de contribuição. Este é o menor tempo exigido para conseguir o salário vitalício por esse benefício. 

aposentadoria
Idosos precisarão de MENOS tempo de contribuição em nova Lei da Aposentadoria
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A única forma de conseguir se aposentar sem idade mínima e com apenas 12 meses de contribuição é pela aposentadoria por invalidez. Nesta modalidade o trabalhador precisa provar por perícia médica que está incapaz de retornar ao seu trabalho anterior. 

Quem tem direito a aposentadoria por invalidez?

Para conseguir a aposentadoria por invalidez no INSS o trabalhador precisa atender a alguns critérios que foram estabelecidos por lei, como:

É preciso que a comprovação seja feita por um perito do INSS, embora documentos e laudos médicos trazidos de outros profissionais ajudem na conclusão final. 

Neste exame o médico perito deve entender que o trabalhador não consegue voltar para as suas funções anteriores, e também não pode ser realocado em outras funções na mesma empresa. 

Doenças que isentam a carência da aposentadoria 

Mesmo o tempo de contribuição para aposentadoria por invalidez já sendo mais baixo, o cidadão consegue se aposentar sem carência, com apenas uma contribuição, dependendo da doença adquirida. 

A lei permite esse benefício para quem provar que está enfermo com:

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile