Atenção! Governo muda prazo para novas regras de trabalho aos domingos e feriados

Em novembro de 2023 uma portaria do Ministério do Trabalho e Emprego alterava as regras de trabalho aos domingos e feriados. Porém, essa portaria foi adiada mais de uma vez e deveria começar a valer em agosto, o que de novo não vai acontecer. 

trabalho domingo
Atenção! Governo muda prazo para novas regras de trabalho aos domingos e feriados
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

Na última segunda-feira (29), o governo federal publicou no Diário Oficial da União o novo adiamento da portaria que altera o trabalho aos domingos e feriados. Esta é a terceira vez que o governo prorroga o início desta medida que tem causado polêmica. 

O que poderia mudar no trabalho aos domingos e feriados?

De acordo com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, a portaria publicada em novembro de 2023 foi criada como uma tentativa de invalidar “uma portaria inconstitucional assinada em 2021“.

Em 2021, ainda durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), foi autorizado o trabalho aos domingos e feriados sem aprovação dos sindicatos. Isso significa que bastava um acordo individual entre patrão e empregado para autorizar o trabalho nesses dias. 

O que a portaria de novembro de 2023 fez foi prever que o funcionário só pode trabalhar em domingos e feriados se houver um acordo coletivo, quer dizer, com aprovação do sindicato que o representa. 

De acordo com a Lei 10.101/2000, que regulamenta o comércio, o trabalho aos feriados é permitido desde que seja autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal”.

Prorrogação da portaria adia convenção coletiva 

Com a nova prorrogação da portaria, as regras só devem começar a valer em janeiro de 2025. E até lá o trabalho aos domingos e feriados continuam autorizados por meio de um acordo individual. 

A polêmica em torno desta portaria é porque os comércios entendem que proibir o trabalho aos feriados, ou exigir a convenção coletiva prejudica o funcionamento nestas datas. Já que seria mais burocrático e custoso para as empresas

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile