Tem sido relatado um novo tipo de golpe no país, dessa vez usando o nome dos Correios. Inclusive, é comum que os bandidos falsifiquem credenciais de empresas públicas, como os Correios, para tentar enganar as vítimas por meio de mensagens e promessas falsas.
Os golpistas estão usando estratégias cada vez mais diferentes para roubar dinheiro das pessoas. Dessa vez, o nome dos Correios é que tem sido o método para conseguir fazer vítimas e pedir PIX de quem está esperando a sua encomenda chegar.
Como funciona o golpe dos Correios
Foi relatado um tipo de golpe aplicado em pessoas que estão esperando uma encomenda chegar via Correios, a empresa pública confirmou que a situação é de fato um golpe.
De acordo com as primeiras informações, os bandidos estão entrando em contato com as vítimas por SMS. Na mensagem eles dizem que o produto comprado pelo cidadão ficou retido em algum posto de fiscalização, e que é necessário pagar uma taxa para que seja liberado.
A abordagem dos bandidos têm acontecido por SMS com mensagens como: “CORREIOS: Seu pedido foi temporariamente retido. Para saber mais, clique no link”ou “Informamos que seu pedido foi barrado pela fiscalização alfandegaria. Para mais informacoes, acesse”.
Ao acessar o link ou responder a mensagem que também tem sido enviada por WhatsApp, o consumidor é induzido a pagar uma taxa via PIX. O valor varia, mas pode ultrapassar R$ 100.
Porém, os Correios afirmam que não entra em contato pedidno o pagamento de taxa para liberar seu pedido caso esteja na fiscalização. Se houver a retenção da mercadoria, o próprio consumidor é que deve entrar em contato pelo site oficial dos Correios.
Como se proteger do golpe dos Correios
O primeiro passo para se proteger do golpe dos Correios é desconfiar. Desconfie quando:
- For solicitado o pagamento de uma taxa extra, além do que você já pagou;
- Alguém entrar em contato pedindo o pagamento de uma taxa que você não conhecia;
- Quando for pressionado para fazer o pagamento rápido, ou na mesma hora;
- Se for solicitado seus dados pessoais, sendo que você já realizou outro cadastro.
Por via das dúvidas, se houver desconfiança sempre verifique as informações entrando em contato pelos canais oficiais da empresa. Neste caso, no site ou agência dos Correios.