Trabalhador com FGTS ativo é convocado para CONSULTAR o lucro disponível em saque

Até 31 de agosto a Caixa Econômica vai depositar na conta do trabalhador o lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A soma dos lucros obtidos no ano passado chegaram a um novo recorde, e por isso as expectativas de distribuição são muito boas. 

fgts ativo
Trabalhador com FGTS ativo é convocado para CONSULTAR o lucro disponível em saque
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O lucro do FGTS em 2023 alcançou R$ 23,4 bilhões, sendo relativo ao retorno dos investimentos feitos pela Caixa Econômica que usam recurso do Fundo de Garantia. Agora, o Conselhor Curador do FGTS vai se reunir para decidir quanto deste total será liberado aos trabalhadores. 

Quem tem direito de receber o lucro do FGTS?

Não basta ter uma conta no FGTS para receber a distribuição de lucros. O benefício será concedido ao trabalhador que:

Isso significa que mesmo tendo a conta do Fundo de Garantia no ano passado se ela não tinha saldo o trabalhador não tem direito. E caso a conta tenha sido aberta neste ano também não vai adiantar. 

Quanto maior o saldo somado em dezembro de 2023, maior será a quantia recebida em lucro. O índice que será calculado sobre esse saldo ainda não foi divulgado pelo Conselho Curador.

Consultar depósito do lucro do FGTS

Até a reunião do Conselho Curador em 6 de agosto a distribuição do lucro do FGTS ainda é uma expectativa. Isso significa que é preciso a confirmação nesta data para ter certeza de quanto será recebido. 

Em 2022 e 2023 foi aprovada a distribuição de 99% do lucro para os trabalhadores, agora Mario Avelino, presidente do IFGT, avalia que o percentual de distribuição neste ano seja de 90%, o que daria em torno de R$ 21 bilhões. 

Avelino também estima que o fator multiplicador para calcular quanto cada conta deve receber fique em 3,6620%. Isso significa multiplicar o saldo da conta em dezembro de 2023 por 3,6620%. 

Assim que o depósito for feito é possível consultar da seguinte forma:

 

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile