Trabalhador com FGTS ativo é convocado para CONSULTAR o lucro disponível em saque

Até 31 de agosto a Caixa Econômica vai depositar na conta do trabalhador o lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A soma dos lucros obtidos no ano passado chegaram a um novo recorde, e por isso as expectativas de distribuição são muito boas. 

fgts ativo
Trabalhador com FGTS ativo é convocado para CONSULTAR o lucro disponível em saque
(Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

O lucro do FGTS em 2023 alcançou R$ 23,4 bilhões, sendo relativo ao retorno dos investimentos feitos pela Caixa Econômica que usam recurso do Fundo de Garantia. Agora, o Conselhor Curador do FGTS vai se reunir para decidir quanto deste total será liberado aos trabalhadores. 

Quem tem direito de receber o lucro do FGTS?

Não basta ter uma conta no FGTS para receber a distribuição de lucros. O benefício será concedido ao trabalhador que:

Isso significa que mesmo tendo a conta do Fundo de Garantia no ano passado se ela não tinha saldo o trabalhador não tem direito. E caso a conta tenha sido aberta neste ano também não vai adiantar. 

Quanto maior o saldo somado em dezembro de 2023, maior será a quantia recebida em lucro. O índice que será calculado sobre esse saldo ainda não foi divulgado pelo Conselho Curador.

Consultar depósito do lucro do FGTS

Até a reunião do Conselho Curador em 6 de agosto a distribuição do lucro do FGTS ainda é uma expectativa. Isso significa que é preciso a confirmação nesta data para ter certeza de quanto será recebido. 

Em 2022 e 2023 foi aprovada a distribuição de 99% do lucro para os trabalhadores, agora Mario Avelino, presidente do IFGT, avalia que o percentual de distribuição neste ano seja de 90%, o que daria em torno de R$ 21 bilhões. 

Avelino também estima que o fator multiplicador para calcular quanto cada conta deve receber fique em 3,6620%. Isso significa multiplicar o saldo da conta em dezembro de 2023 por 3,6620%. 

Assim que o depósito for feito é possível consultar da seguinte forma:

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile