Serasa convoca todos os brasileiros a ficarem por dentro das regras sobre dívidas acima de 5 anos

O Serasa está convocando todos os brasileiros a se informarem sobre as regras que envolvem dívidas acima de 5 anos de existência. A iniciativa tem o objetivo de esclarecer dúvidas comuns e ajudar os consumidores a entenderem seus direitos e responsabilidades quando se trata de débitos antigos.

Serasa convoca todos os brasileiros a ficarem por dentro das
regras sobre dívidas acima de 5 anos. (Imagem: Montagem realizada
pela equipe de redação do FDR.com.br)

Muitas pessoas se perguntam o que acontece com as dívidas depois de 5 anos e a resposta não é tão simples quanto parece. Embora exista a crença popular de que as dívidas simplesmente desaparecem após esse período, a realidade é um pouco mais complexa.

Após 5 anos, a dívida entra em um estado chamado “prescrição”. Isso significa que o credor perde o direito de cobrar a dívida judicialmente. Em outras palavras, você não pode mais ser levado à justiça por causa dessa dívida. No entanto, isso não significa que a dívida desaparece magicamente.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre o Serasa, confira.

Nome sai do SPC e Serasa?

Após a prescrição, seu nome normalmente é retirado dos cadastros de inadimplentes, como o SPC e Serasa. Isso significa que você terá mais facilidade para conseguir crédito.

Porém, a dívida continua existindo, mesmo que não possa mais ser cobrada judicialmente. O credor ainda pode tentar negociar a dívida com você de forma amigável.

Assim, a melhor opção é tentar negociar a dívida. Muitas empresas oferecem condições especiais para quem deseja quitar dívidas antigas. Ao negociar, você pode conseguir um desconto e limpar o seu nome.

Como negociar uma dívida prescrita?

Existem diversas plataformas online que facilitam a negociação de dívidas, como o Serasa Limpa Nome, que permite que você consulte suas dívidas, entre em contato com os credores e negocie um acordo.

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile