Folga chegando: feriado é DECRETADO no fim de julho para a alegria de milhões de trabalhadores

Prepare-se, pois o mês de julho promete encerrar com chave de ouro para muitos trabalhadores brasileiros! Algumas cidades brasileiras já confirmaram feriado para a próxima quarta-feira, dia 31, mas fique atento, porque o feriado não é nacional!

Folga chegando: feriado é DECRETADO no fim de julho para
a alegria de milhões de trabalhadores. (Imagem: Montagem realizada
pela equipe de redação do FDR.com.br)

O feriado, na verdade, é municipal e está sendo comemorado em algumas cidades específicas que celebram seus aniversários. Entre elas estão Capanema, no Pará; Acaraú e Tianguá, no Ceará; Lauro de Freitas, Piripá e Vera Cruz, na Bahia; Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso; e Anápolis, em Goiás.

A especialista Lila Cunha, colaboradora do FDR, comenta mais sobre feriados, confira.

Por que alguns municípios têm feriado e outros não?

A existência de feriados municipais é determinada por leis específicas de cada cidade. Geralmente, eles são decretados para celebrar datas importantes da história local, como a emancipação ou eventos históricos relevantes.

Direitos trabalhistas em dia de feriado

De acordo com as regras que regem a legislação trabalhista, é proibido trabalhar em dias de feriados nacionais, porém algumas funções possuem exceções como setores de saúde, indústria, comércio, transporte e outros. Assim, os colaboradores que precisam trabalhar em dias de feriado têm direito ao pagamento da hora extra em dobro. 

Quando o trabalhador faz hora extra em dias normais de semana, ele recebe, a cada hora a mais de serviço, 50% da remuneração. Já nos dias de feriado, o pagamento é de 100%.

Cálculo da hora extra

O método de cálculo para horas extras foi alterado desde o ano passado pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho). Agora, as horas extras são calculadas somando a média do valor das horas extras pagas ao repouso semanal remunerado.

Essa mudança trouxe um pequeno aumento nos pagamentos para os trabalhadores que realizam horas extras de forma habitual. 

 

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.