Carteira de Identidade Nacional tem novo site de agendamentos lançado; veja como pedir a sua

Atenção, o processo de agendamento para emissão da Carteira de Identidade Nacional mudou. Todos os dias o sistema vai disponibilizar senhas a partir das 9h, por isso é importante ficar atento para não perder a oportunidade de ter o novo documento. Veja como agendar o seu atendimento.

Carteira de Identidade Nacional tem novo site de agendamentos lançado; veja como pedir a sua  (Foto  Jeane de Oliveira/ FDR)

A Carteira de Identidade Nacional já está sendo emitida em praticamente todos os estados. Apenas em Roraima e no Amapá o procedimento de emissão ainda não foi iniciado. Nos demais estados é necessário agendar o atendimento com antecedência.

Esse agendamento é feito pela internet e acaba de passar por mudanças que vão afetar alguns cidadãos.

Mudanças no agendamento para emissão do novo RG

  • Com um padrão nacional, os cidadãos podem fazer a emissão do documento mesmo fora do estado em que residem, basta apresentar os documentos necessários.
  • Antes disso, é necessário fazer o agendamento pela internet, que passou por mudanças no estado da Paraíba.
  • Geralmente o agendamento é feito para o dia útil seguinte.
  • A partir de agora é necessário acessar um novo site para agendar a emissão, o procedimento está disponível pelo Portal da Cidadania.
  • O cidadão também pode fazer o agendamento pessoalmente ou por telefone pelo número (83) 3218-4473 na Casa da Cidadania de Jaguaribe. O atendimento é preferencial para idosos e PCDS. 
  • Já no Espaço Cultural, através do Programa Cidadão, localizado na rua Abdias Gomes de Almeida, 800 – Tambauzinho, João Pessoa. Atendimento por ordem de chegada.
  • A primeira via da nova Carteira de Identidade é gratuita
  • Inicialmente a emissão é feita em de João Pessoa, e nas cidades de Bayeux, Campina Grande, Guarabira e Santa Rita.
  • A população tem até 2032 para fazer a troca do documento de identidade.

O novo documento conta com diversos elementos de segurança e a aposentadoria do número RG, afirma a especialista do FDR, Laura Alvarenga.

No vídeo abaico o colunista do FDR Ariel França explica mais sobre a emissão do documento, confira:

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.