O Governo vai desbloquear o FGTS para os trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário. Com isso, esses cidadãos poderão acessar os recursos sem precisar esperar por 25 meses, como vinha acontecendo. Veja como vai ficar a retirada do saldo das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.
Todos os cidadãos que aderem ao saque-aniversário acabam com um bloqueio do FGTS, o que impede retiradas em caso de demissão sem justa causa. Essa regra acaba prejudicando muita gente que fica com o valor retido. E, em caso de demissão, recebe apenas a multa rescisória.
O governo federal já sinalizou várias vezes que pretendia acabar com esse tipo de saque, por causa do alto volume de retiradas e pelo bloqueio que prejudica os trabalhadores. Segundo o próprio governo, 8 milhões de pessoas já aderiram ao saque-aniversário.
Fundo de Garantia do Tempo de Serviço
- O FGTS foi criado para oferecer uma ajuda ao trabalhador que perdeu a sua renda após uma demissão sem justa causa ou em caso de aposentadoria.
- Ao longo dos anos outras modalidades foram sendo criadas, a mais utilizada hoje é o saque-aniversário, que possibilita retiradas anuais.
- Com o grande volume de retiradas nesta modalidade os recursos do FGTS acabam sendo reduzidos, o que faz com que o investimento em financiamento de programas habitacionais, de saneamento básico e infraestrutura seja afetado.
- Inclusive, de acordo com a colunista Lila Cunha, especialista do FDR, um investimento milionário de recursos do FGTS no Minha Casa, Minha vida acaba de ser anunciado.
Fim do bloqueio do FGTS
- O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, já deixou claro o seu desapontamento quanto ao saque-aniversário.
- Porque além da redução dos recursos para novos investimentos, pelas regras de adesão a essa modalidade o saldo fica bloqueado por dois anos.
- Depois dessa espécie de “carência” ele pode voltar ao saque-rescisão.
- Como substituto, o governo pretende apostar em um empréstimo consignado privado.
- A adesão ao saque-aniversário, acesso a informações, extrato da conta e mais serviços podem ser acessados pelo app do FGTS.