Governo devolve HOJE (18/07) total do dinheiro pago em energia, água e esgoto para CPFs 0 até 9

Foi confirmado pela Câmara dos Deputados a criação de cashback de impostos para as pessoas que vivem de baixa renda. A ideia é que esse grupo possa receber de volta o que for pago nas contas de consumo, como de energia elétrica, água ou esgoto.

devolução dinheiro
Governo anuncia HOJE (15/07) devolução total do dinheiro pago em energia, água e esgoto para CPFs 0 até 9 (Foto: Jeane de Oliveira/FDR)

A devolução de 50% a 100% do que for cobrado em impostos pelo uso de energia elétrica, água e saneamento básico, está presente na Reforma Tributária. Serão beneficiadas as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas do Governo Federal (CadÚnico).

Como vai funcionar a devolução dos impostos pagos em energia, água e esgoto?

Os deputados não informaram exatamente como a devolução do pagamentos de impostos será feita aos inscritos no CadÚnico. O que se sabe é que para chegar ao público-alvo o governo deve usar os CPFs inscritos na nota fiscal.

“Quanto ao cashback, garantimos que, para o cálculo da devolução, serão consideradas as compras nos CPFs de todos os membros da unidade familiar, e não apenas do representante (art. 111, III, a)”, diz o parecer assinado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), nomeado relator-geral do texto no plenário da Câmara.

Além das contas de consumo, como água e energia, outros produtos devem garantir a devolução do que foi pago em impostos para esse grupo. Como o botijão de gás de cozinha e a carne bovina.

Quanto será devolvido em impostos?

Pelo texto da Reforma Tributária o valor devolvido em impostos vai de 50% a 100%. Isso significa, que algumas cobranças serão parcialmente devolvidas enquanto outras serão integralmente retornadas ao consumidor.

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile