Dono do seu próprio negócio ganha benefício INÉDITO para aumentar renda

Uma ótima notícia para os MEIs (Microempreendedores Individuais): a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que concede o seguro-desemprego a essa categoria de trabalhadores

Dono do seu próprio negócio ganha benefício INÉDITO
para aumentar renda. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Vale lembrar que a medida ainda precisa passar pelo Senado e ser sancionada pelo presidente Lula, mas representa um importante avanço na proteção social desses profissionais.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre seguro-desemprego, confira.

O que muda com a lei?

Atualmente, o seguro-desemprego para MEIs é destinado a trabalhadores dispensados involuntariamente que não possuem renda própria suficiente para manter a si mesmos e suas famílias, e que não estejam recebendo outros benefícios previdenciários de prestação continuada, exceto em casos específicos como auxílio-acidente. Para ter direito ao benefício, o trabalhador deve ter recebido salários de pessoa jurídica ou física equiparada em períodos específicos antes da dispensa, conforme detalhado na legislação.

Já o novo projeto amplia o direito ao benefício para sócios de empresas, desde que cumpram as mesmas condições.

Para ter acesso ao seguro-desemprego, MEIs e sócios de empresas precisarão:

Como funciona o seguro-desemprego?

O valor do seguro-desemprego é calculado com base na média salarial dos últimos 12 meses de trabalho, com um limite máximo de R$ 1.754,50. O trabalhador tem direito a receber o benefício por um período de até cinco meses, podendo ser prorrogado por mais três meses em caso de cumprimento de requisitos específicos.

YouTube video player
Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.
Sair da versão mobile