Conta de luz aumenta até 13% e pesa no bolso de lista de CPFs; confira seu caso

A conta de luz dos brasileiros já está pesando mais no bolso. Com a bandeira tarifária amarela em vigor e a previsão de um aumento médio de 5,6% nas tarifas em 2024, os consumidores estão se preparando para um novo aperto nas finanças.

Conta de luz aumenta até 13% e pesa no bolso de lista de
CPFs; confira seu caso. (Imagem:  Jeane de Oliveira/ FDR)

Mas a situação pode ficar ainda pior. Dois projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional podem levar a um aumento adicional de até 13% nas tarifas.

A especialista Laura Alvarenga, colaboradora do FDR, comenta mais sobre a conta de luz, confira.

O que está por trás do aumento?

Diversos fatores contribuem para o aumento da conta de luz:

  • Escassez de chuvas: a baixa geração de energia hidrelétrica, principal fonte de energia do país, leva à necessidade de acionar usinas térmicas mais caras, o que impacta diretamente no custo final da energia;
  • Aumento do consumo: com a retomada da economia após a pandemia, o consumo de energia também está crescendo, o que pressiona ainda mais as tarifas;
  • Novos projetos de lei: os projetos de lei que visam estimular a geração de energia eólica offshore e a microgeração distribuída para a população de baixa renda, apesar de seus benefícios a longo prazo, podem levar a um aumento de custos no curto prazo, repassados para o consumidor final.

Como reduzir a conta de luz?

Algumas medidas podem ser tomadas para reduzir o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz:

  • Adotar hábitos de consumo consciente: desligar as luzes quando não estiver usando, optar por eletrodomésticos mais eficientes e evitar o uso excessivo de ar-condicionado são algumas medidas simples que podem fazer a diferença;
  • Investir em energia renovável: a instalação de painéis solares, por exemplo, pode reduzir significativamente a conta de luz a longo prazo;
  • Buscar alternativas: fontes alternativas de energia, como o gás natural, podem ser mais vantajosas em algumas regiões.

Além disso, também é possível garantir uma redução na conta de luz através da Tarifa Social de Energia, um programa do Governo Federal que oferece desconto na conta de luz para famílias de baixa renda e tem como objetivo garantir o acesso à energia elétrica para aqueles que mais precisam, contribuindo para a inclusão social e a qualidade de vida da população. Vale lembrar que para ter direito a este benefício é necessário estar inscrito no CadÚnico e atender mais alguns pré-requisitos.

Entenda mais sobre a tarifa social no vídeo do especialista Ariel França, colaborador do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Yasmin NascimentoYasmin Nascimento
Jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com MBA em Digital Strategy também pela Unicap. Com sólida experiência em redação e gestão de redes sociais, a carreira de jornalista começou na redação do Diario de Pernambuco, indo desde estagiária até editora assistente, contribuindo com o conteúdo factual, as redes sociais do jornal e SEO. Além disso, também tem experiência como social media em agências, trabalhando com uma variedade de segmentos e marcas.